No menu items!
17.4 C
São Paulo
sexta-feira, 19 setembro, 2025

Saiba como prevenir o risco de otite durante o verão

Durante os dias mais quentes, banhos em piscinas, mar, rios e cachoeiras podem ocasionar inflamação no ouvido


A otite externa, inflamação no canal auditivo externo (antes do tímpano) do ouvido é mais comum no verão, uma vez que costuma ser provocada pelo acúmulo de água de piscina, mar ou rio nesta parte do ouvido. Provocada normalmente por bactérias, seus sintomas mais comuns são vermelhidão, calor e dor de ouvido.

Para prevenir que a otite atrapalhe os planos de verão é importante que os banhistas não exagerem no tempo dentro da água do mar, de piscinas, rios ou cachoeiras. E após os banhos, é importante secar os ouvidos com lenço de papel ou papel higiênico. A utilização das hastes flexíveis não é recomendada, pois podem empurrar secreções e ceras para dentro do conduto auditivo, ferindo-o e abrindo porta para a entrada de infeções.

Em caso de dor e desconforto, deve-se sempre buscar atendimento médico, e nunca praticar automedicação, uma vez que o uso de medicamentos não indicados pode gerar complicações no quadro.

Segundo relatório mundial sobre audição, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no futuro, quase 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo viverão com algum grau de perda auditiva. Portanto, vale ressaltar que embora pareça ser uma doença de baixa complexidade, é vital cuidar das inflamações no ouvido com orientação médica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio deve ser um esforço coletivo

A campanha Setembro Amarelo destaca a importância da prevenção...

Prefeitura conta com mais de 1.700 fisioterapeutas para promover qualidade de vida e reinserção social de pacientes

Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede...

IA, mobilidade e a era da inclusão

Por Adriana Duarte Há algo profundamente transformador em poder atravessar...

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio deve ser um esforço coletivo

A campanha Setembro Amarelo destaca a importância da prevenção do suicídio, problema que, só no Brasil, soma cerca de 14 mil casos por ano,...

Prefeitura conta com mais de 1.700 fisioterapeutas para promover qualidade de vida e reinserção social de pacientes

Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede municipal de saúde Restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, visando sua reabilitação, manutenção...

IA, mobilidade e a era da inclusão

Por Adriana Duarte Há algo profundamente transformador em poder atravessar uma rua sozinho, escolher a rota para o trabalho ou simplesmente sair de casa sem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.