Retinoblastoma é um câncer mais comum em crianças e que pode cegar

Nem sempre o retinoblastoma ou câncer no olho é detectado no primeiro “teste do olhinho”

Setembro é o mês da campanha “De Olho nos Olhinhos” que visa a conscientização e incentivo ao diagnóstico do Retinoblastoma. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiros Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, um relatório de pesquisadores do INCA (Instituto Nacional do Câncer) publicado na revista científica, International Journal of Cancer mostra que a incidência de retinoblastoma no Brasil é o dobro da registrada nos Estados Unidos e Europa. Enquanto algumas cidades brasileiras registram entre 21,5 e 27 casos da condição por milhão, nos EUA e Europa a prevalência varia  entre 10 e 12 casos por milhão. Para Queiroz Neto isso acontece porque uma grande parcela das nossas crianças não têm acompanhamento oftalmológico nos primeiros anos de vida.

O médico explica que o retinoblastoma é uma doença congênita. Pode ser diagnosticado logo que o bebê nasce pelo “teste do olhinho”, obrigatório em todo país. O exame é feito com um oftalmoscópio, equipamento que emite uma fonte de luz no olho do bebê. Quando a pupila responde com um reflexo vermelho contínuo indica saúde. Se o reflexo for descontínuo ou esbranquiçado sinaliza presença de retinoblastoma, catarata ou glaucoma congênito. Nas três condições, quanto antes forem detectadas e tratadas, melhor é o prognóstico.

Embora a obrigatoriedade do exame seja nacional, a situação continua grave. Isso porque, a maioria dos pais só leva a criança ao oftalmologista quando atinge a idade escolar. No entanto, o retinoblastoma pode ficar adormecido no olho e se desenvolver nos primeiros anos de vida.

Por isso, a recomendação do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), é de que o “teste do olhinho” seja repetido três vezes ao ano até os três anos. Neste período, a criança deve passar pelo primeiro exame oftalmológico ao completar 1 ano de idade, ou antes quando o “teste do olhinho” está alterado.

O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, também conhecida como olho de gato, um reflexo branco na pupila. A alteração é percebida sob luz artificial e em fotos tiradas com flash. Nas duas situações os olhos saudáveis emitem um reflexo vermelho como acontece no teste do olhinho.

O tratamento geralmente requer uma equipe multidisciplinar e pode ser feito por diferentes técnicas. Hoje, uma das técnicas mais utilizadas é a quimioterapia intra-arterial. Consiste em injetar na artéria da retina o medicamento, diminuindo desta forma os efeitos colaterais sistêmicos que podem ter reflexos na saúde por toda vida.  Em 70% dos casos salva a vida e a visão.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aumento no número de sinistros com ciclistas em SP escancara problemas estruturais das ciclovias

Segundo dados divulgados pela SPTrans, em 2025, houve uma redução no número de passageiros de ônibus na capital paulista em relação ao ano anterior....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui