No menu items!
16.7 C
São Paulo
sábado, 27 julho, 2024

Residências Inclusivas dão suporte para pessoas com deficiência conquistarem autonomia

Serviço de acolhimento dispõe de 14 unidades com 269 vagas


Mais do que garantir auxílio e desenvolver a autonomia, as Residências Inclusivas, que fazem parte da rede de acolhimento da Prefeitura, são o suporte para jovens e adultos com deficiência entenderem o sentido de liberdade e oportunidades de aprendizado. Atualmente, existem 14 unidades, com 269 vagas de acolhimento de pessoas sem vínculos familiares ou com vínculos fragilizados e que não possuem condições de autossustentabilidade ou de gerir a própria vida. A unidade mais recente foi inaugurada no dia 25 de julho, em Pinheiros – a primeira da região, na Zona Oeste.

É nessa unidade que M.I.A.S., de 19 anos, vive com seu irmão gêmeo há cerca de duas semanas e já se sente integrada. “Aqui eu tenho a liberdade de desenvolver meus sonhos e habilidades”, explica.

Devido ao incentivo da equipe técnica no desenvolvimento da autonomia, M. compartilhou com o serviço uma paixão e um grande talento: confeccionar suas próprias bijuterias. M. ensina aos outros acolhidos a arte de criar os próprios acessórios desde sua chegada ao equipamento.

“Já tem algum tempo que faço e achei interessante trazer para os outros aprenderem. Eu os ensino e até os rapazes querem aprender”, destaca.

Esse formato de acolhimento, ofertado pela Proteção Social Especial (PSE) de alta complexidade, busca potencializar as estratégias de inclusão social de pessoas com deficiência e daquelas em situação de rua. O serviço funciona de forma ininterrupta e atende, na mesma residência, pessoas acima de 18 anos com diferentes tipos de deficiência, respeitando as questões de gênero, idade, religião, raça e etnia, orientação sexual e situações de dependência.

As RIs têm o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudança do paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. As residências são adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais da cidade e dispõem de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil

Separar corretamente os resíduos é fundamental para o descarte correto A gestão de resíduos sólidos é um dos desafios mais urgentes da sociedade moderna. A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui