No menu items!
17.8 C
São Paulo
quarta-feira, 3 setembro, 2025

Reposição de estoque do Aquífero Guarani é insuficiente, mostra estudo

Problema causa preocupação em áreas de grande produção agrícola

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro percebeu que a reposição de águas do Aquífero Guarani está abaixo do necessário para garantir a manutenção da quantidade disponível no reservatório, que se estende por áreas do Sul e Sudeste do país. O reservatório atende 90 milhões de pessoas, sendo responsável pela manutenção do nível de rios e lagos em algumas áreas do interior paulista durante o período de seca.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador Didier Gastmans, do Centro de Estudos Ambientais da Unesp Rio Claro, explicou que buscou entender a importância da chuva na entrada de águas novas no aquífero, nas áreas de afloramento (superfície), e que foi possível confirmar esse papel. Os efeitos de superexploração do reservatório são constantes, contínuos e tem piorado com a mudança de distribuição das chuvas na área de afloramento.

O geólogo afirmou que os indícios de superexploração estão claros no monitoramento dos poços e do nível dos reservatórios. Nessa dinâmica, “a água tem uma determinada profundidade no poço e vai baixando, o que demanda poços mais profundos e bombas mais potentes. Pequenos produtores já sentem esse impacto em algumas regiões próximas da área de afloramento”, esclareceu.

Um dos fatores que preocupa no curto prazo é que a chuva nas regiões de superfície são muito concentradas, situação na qual apenas uma pequena parcela de chuva infiltra para o subsolo e ocorre um escoamento maior e infiltra menos. Também há impacto do aumento da evaporação nas áreas de superfície, causado pelo aumento da média de temperatura nas regiões.

Com informações de Agência Brasil


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quando o ar ‘pesa’: o que a Cetesb faz no período crítico de estiagem em SP

Fiscalizações, planos industriais, rede de monitoramento, e estados de...

Mulheres na política: comunicação, cotas e o direito à representatividade

Por Caroline Uehara e Ana Lopes A política, desde o...

Cidade de São Paulo apresenta no Congresso de Municípios avanços em descarbonização e economia verde

Destaque ficou por conta do biometano, ônibus elétricos e expansão da cobertura vegetal A capital marcou presença no 67º Congresso Estadual de Municípios como referência...

Quando o ar ‘pesa’: o que a Cetesb faz no período crítico de estiagem em SP

Fiscalizações, planos industriais, rede de monitoramento, e estados de alerta, atenção e emergência compõem a resposta da agência ambiental nos dias mais secos do...

Mulheres na política: comunicação, cotas e o direito à representatividade

Por Caroline Uehara e Ana Lopes A política, desde o seu início, tem sido predominantemente protagonizada por homens. Essa realidade é visível na imagem tradicional...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.