No menu items!
21.5 C
São Paulo
quarta-feira, 7 janeiro, 2026

Reposição de estoque do Aquífero Guarani é insuficiente, mostra estudo

Problema causa preocupação em áreas de grande produção agrícola

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro percebeu que a reposição de águas do Aquífero Guarani está abaixo do necessário para garantir a manutenção da quantidade disponível no reservatório, que se estende por áreas do Sul e Sudeste do país. O reservatório atende 90 milhões de pessoas, sendo responsável pela manutenção do nível de rios e lagos em algumas áreas do interior paulista durante o período de seca.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador Didier Gastmans, do Centro de Estudos Ambientais da Unesp Rio Claro, explicou que buscou entender a importância da chuva na entrada de águas novas no aquífero, nas áreas de afloramento (superfície), e que foi possível confirmar esse papel. Os efeitos de superexploração do reservatório são constantes, contínuos e tem piorado com a mudança de distribuição das chuvas na área de afloramento.

O geólogo afirmou que os indícios de superexploração estão claros no monitoramento dos poços e do nível dos reservatórios. Nessa dinâmica, “a água tem uma determinada profundidade no poço e vai baixando, o que demanda poços mais profundos e bombas mais potentes. Pequenos produtores já sentem esse impacto em algumas regiões próximas da área de afloramento”, esclareceu.

Um dos fatores que preocupa no curto prazo é que a chuva nas regiões de superfície são muito concentradas, situação na qual apenas uma pequena parcela de chuva infiltra para o subsolo e ocorre um escoamento maior e infiltra menos. Também há impacto do aumento da evaporação nas áreas de superfície, causado pelo aumento da média de temperatura nas regiões.

Com informações de Agência Brasil


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Políticas de combate à violência contra a mulher em São Paulo

Núcleo Estratégico do programa SP Mulher desenvolve ações coordenadas...

Universidades vão engajar favelas em estudo sobre crise climáticas

Pesquisa vai investigar impacto das mudanças do clima nas...

Políticas de combate à violência contra a mulher em São Paulo

Núcleo Estratégico do programa SP Mulher desenvolve ações coordenadas para enfrentamento do crime O enfrentamento à violência contra a mulher exige ações coordenadas e atuação...

Universidades vão engajar favelas em estudo sobre crise climáticas

Pesquisa vai investigar impacto das mudanças do clima nas comunidades Em parceria com a Universidade de Glasgow, no Reino Unido, três universidades brasileiras vão conduzir...

População pode aproveitar calor e dias de férias em atividades aquáticas e esportivas nos CEUs

Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h Os Centros Educacionais Unificados (CEUs)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.