No menu items!
20.7 C
São Paulo
quarta-feira, 15 janeiro, 2025

Relatório mostra horário e dias das semana que mais ocorrem os acidentes de trânsito

Instituto aponta que sextas-feiras e sábados apresentam uma proporção um pouco maior de acidentes de trânsito


Segundo relatório do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), acidentes de trânsito, especialmente no transporte rodoviário de cargas, acontecem sempre com o mesmo padrão de horário e dia da semana. A análise aponta que a maioria dos incidentes ocorre durante o dia, representando 58,4% dos casos, especialmente entre as 6h e as 18h. Por outro lado, o período da noite, que parece ser mais perigoso, corresponde a 31% das ocorrências.

Raquel Serini, economista e coordenadora de Projetos do IPTC, acredita que o risco de acidentes é ampliado durante a noite devido a fatores como redução de visibilidade e maior probabilidade de fadiga entre os motoristas. “Isso se deve ao aumento do fluxo de veículos nas estradas nesse período. No entanto, é importante destacar que os acidentes noturnos tendem a ser mais graves, já que há menos visibilidade e maior probabilidade de o motorista estar cansado, por exemplo. Durante a madrugada, por exemplo, é comum encontrar menos veículos na estrada, mas também há maior risco de cansaço e sonolência por parte dos motoristas”, salienta a economista.

Ao analisar a distribuição dos acidentes de trânsito no transporte rodoviário de cargas ao longo da semana, há uma distribuição relativamente equilibrada. As sextas-feiras e os sábados apresentam uma proporção um pouco maior de ocorrências, representando 16,5% e 14,6% dos casos, sugerindo que não há um dia específico que se destaque como o mais propenso a acidentes. De forma geral, é possível dizer que 37% dos veículos envolvidos em acidentes são caminhões tratores, com a maioria das ocorrências na BR-116 e na BR-101.

Uma das principais causas dos incidentes é a reação tardia ou ineficiente, levando a falhas mecânicas e perda de controle do motorista. Problemas mecânicos no veículo, condições climáticas adversas e infrações de trânsito por parte dos motoristas também são colocados como causas acidentais de veículos.

“Ressalto que muitos acidentes poderiam ser evitados com maiores investimentos em infraestrutura, em fiscalização e em conscientização dos motoristas e de empresas de transporte”, analisa Serini.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Verão: Pesquisa aponta como proteger a visão de crianças

Estudo comprova que crianças devem expor os olhos ao...

Candidatos à CNH em SP terão prazo prorrogado para encerrar processo de habilitação

Medida vale para quem já emitiu o certificado de...

Verão: Pesquisa aponta como proteger a visão de crianças

Estudo comprova que crianças devem expor os olhos ao sol por 2 horas/dia. O tipo de lente de proteção depende da idade. Entenda Você sabia...

Candidatos à CNH em SP terão prazo prorrogado para encerrar processo de habilitação

Medida vale para quem já emitiu o certificado de conclusão das aulas práticas até 31 de dezembro de 2024, faltando apenas a realização do...

Prefeitura abre Recreio nas Férias com 50 mil inscritos e mantém vagas abertas até o encerramento

Ação é realizada até 24 de janeiro em 130 polos em toda a cidade, com atividades culturais, esportivas e passeios O prefeito Ricardo Nunes abriu...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui