No menu items!
23.5 C
São Paulo
sexta-feira, 24 janeiro, 2025

Regularização de imóveis ficará mais cara em 2025, alerta advogada imobiliária

A especialista em direito imobiliário explica que existem mais de 50 formas de regularizar um imóvel

A regularização de imóveis deverá se tornar mais onerosa em 2025, com o possível aumento dos emolumentos cartorários, custas judiciais e aumento dos valores venais perante cada prefeitura. Entre os principais impostos a serem recolhidos estão o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) ou ITIV (Imposto de Transmissão Inter Vivos); o ITD (Imposto sobre Doações); e o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação).

Além desses impostos, os proprietários também enfrentarão a cobrança de taxas municipais, estabelecidas pelas prefeituras, e emolumentos aplicados pelos cartórios responsáveis.

A especialista em direito imobiliário, Gabriela Pereira, explica que existem mais de 50 formas de regularizar uma propriedade imobiliária e, que em algumas situações, a demora nessa regularização poderá até quadruplicar o valor do investimento.

“Esse aumento das taxas e impostos, regra geral, acontece todos os anos. Então, a tendência é que, quanto mais tempo o dono do imóvel irregular demore para tomar a decisão de regularizar o imóvel, mais cara ficará a regularização. Tem sido cada vez mais difícil as pessoas adquirirem imóveis com recursos próprios e a existência de qualquer irregularidade impede a realização de financiamento imobiliário. Em alguns casos, uma nova reanálise do banco no momento da vistoria poderá atrasar a concretização do negócio em até seis meses. Por isso, a importância de o imóvel estar totalmente regularizado antes do dono pensar em vendê-lo”, alerta Gabriela.

A advogada ainda explica que um imóvel regularizado tem uma valorização entre 50% e 70% do valor de mercado. Segundo a especialista, “as etapas dependerão da situação específica do imóvel, mas dependendo da forma de regularização precisará iniciar o procedimento na prefeitura, passar pelo tabelionato de notas e finalizar no cartório de registro de imóveis”.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda,...

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos coletados em águas profundas ao redor do continente e encontrou microdetritos em quase um terço...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história de uma desilusão amorosa No último domingo (12), a banda cusqueña Ñuturunas lançou seu primeiro vídeo...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui