No menu items!
17.2 C
São Paulo
quarta-feira, 23 abril, 2025

Rede de saúde da Prefeitura oferece ioga como tratamento complementar em 45 equipamentos

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para ter acesso ao tratamento complementar

Presente entre as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics) oferecidas pela Prefeitura de São Paulo, a ioga é uma atividade corporal e mental de origem oriental, surgida na Índia, utilizada como técnica para controlar corpo e a mente, associada à meditação.

Com diferentes técnicas, que se referem a tradições especializadas, a ioga trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.

A ioga combina técnicas respiratórias com movimentos, posturas físicas, relaxamento e meditação, trazendo como consequência benefícios como a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

Como acessar

Por meios das Pics, que são atividades de atenção à saúde baseadas na história e tradição de diferentes povos e culturas, de forma a promover saúde e prevenção, prática da ioga é oferecida atualmente em 45 equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Centros de Referência de Dor Crônica e Centros Especializados de Reabilitação (CERs).

As 479 UBSs são a porta de entrada no município para ter acesso ao tratamento complementar. Os munícipes interessados, precisam realizar acompanhamento médico na Atenção Básica e ter cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Instituto Butantan e Valneva para aplicação no Brasil

Aplicação está autorizada na população acima de 18 anos A...

Concluídas as obras no Complexo Viário João Beiçola

Foram realizadas a recuperação e duplicação do viaduto e...

Prefeitura lança edital para impulsionar projeto de resiliência climática nas periferias em cooperação com C40

Objetivo é selecionar organizações para formar agentes ambientais e fortalecer o protagonismo comunitário frente às mudanças climáticas A Prefeitura de São Paulo lançou o Edital...

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Instituto Butantan e Valneva para aplicação no Brasil

Aplicação está autorizada na população acima de 18 anos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (14), o pedido para registro definitivo...

Concluídas as obras no Complexo Viário João Beiçola

Foram realizadas a recuperação e duplicação do viaduto e a adequação do sistema viário, que auxiliará na fluidez do trânsito na região A Zona Sul...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.