No menu items!
16.6 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Realizada a primeira cirurgia em bebê no útero da mãe pela rede pública de Saúde

Procedimento corrige má formação da coluna e limita a possibilidade de outros problemas de saúde


Na manhã de 24 de junho, a maternidade do Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha foi palco da primeira cirurgia pré-natal da rede municipal de saúde do município de São Paulo.

Um bebê de vinte e quatro semanas, ainda dentro do útero de sua mãe, foi submetido a uma importante e complexa cirurgia, para corrigir a má formação óssea de sua coluna, chamada mielomeningocele, responsável por causar hidrocefalia e diversas outras complicações.

O procedimento limita a possibilidade do surgimento de problemas de saúde adicionais, garante qualidade de vida e só foi possível graças à parceria de treinamento e ensino firmada entre a rede municipal, o Grupo Santa Joana e o HCor.

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário de saúde, Edson Aparecido, acompanharam a cirurgia no anfiteatro do hospital ao lado de inúmeras autoridades e profissionais de saúde, entre eles o vereador Rodrigo Goulart, parlamentar que teve participação efetiva nessa parceria, desde o início das tratativas.

“Sem a cirurgia essa criança poderia ter uma série de complicações e problemas de saúde graves, o que causaria muito sofrimento à família e também novas despesas para o sistema público. Hoje demos um grande passo para transformar a vida de inúmeros recém-nascidos e, ao mesmo tempo, para reduzir os gastos da área da saúde e aprimorar esse orçamento. Fico muito feliz por ter atuado em todas as reuniões entre a rede pública, o (Grupo) Santa Joana e o HCor, e por, enfim, ter o privilégio de acompanhar essa realização histórica no dia de hoje! Gostaria de cumprimentar, mais uma vez, todos os profissionais da saúde, em especial, neste caso, o Dr. José Alfredo, Diretor da Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha e o Dr. Fabio Peralta, pioneiro neste tipo de cirurgia no Brasil. Esperamos que essa seja a primeira de muitas na rede pública!”, comemorou o vereador Rodrigo Goulart.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente...

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem em desenvolver um aplicativo com informações sobre o município onde vivem A tecnologia é tema central...

Gastos dos brasileiros com saúde crescem, com peso maior de remédio e exames no orçamento

Despesas de famílias e governo subiram para 9,7% do PIB em 2021, ante 8% em 2010. Envelhecimento da população e avanço da tecnologia explicam...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente elétrico: João Vinícius Ferreira Simões, jovem de 25 anos, recebeu uma descarga elétrica em um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui