No menu items!
20.3 C
São Paulo
terça-feira, 18 novembro, 2025

Projeto Galeria Amazônia e Seus Afluentes impacta 260 mil pessoas

Projeto leva a arte urbana de São Paulo para comunidades da Amazônia

Durante 30 dias, artistas de variadas vertentes navegaram pela bacia amazônica para promover um intercâmbio cultural levando o graffiti e a arte urbana de São Paulo para comunidades e etnias ribeirinhas e originárias da Amazônia.

‌Trinta e quatro localidades entre o Alto Rio Negro e o Pará foram visitadas. Por lá, os artistas deixaram suas marcas com 65 graffitis que hoje enfeitam casas e muros por onde passaram. Além disso, também foram produzidas 10 telas que ficaram em exposição durante os 30 dias.

‌Durante esse período, também foram realizadas atividades como oficinas de graffitti e de introdução à arte, com a participação de 1.300 jovens. Foram apresentadas 38 sessões de cinema dentro de um barco que recebeu mais de 2.500 espectadores.

‌Vale lembrar que todas as ações do Projeto Galeria Amazônia e Seus Afluentes foram realizadas com plena acessibilidade e respeito às diferenças. Desde atividades compatíveis para mobilidade reduzida até serviços de audiodescrição, intérprete de libras e linguagem descritiva para espectros e limítrofes idiomático.‌

Toda essa jornada foi registrada por uma equipe de produção de cinema que captou não só as obras e os artistas, mas também a essência do projeto nos depoimentos e nas histórias dos moradores locais.

‌Confira os números do projeto encerrado no dia 31 de maio:
34 localidades entre alto rio negro e Pará
65 graffitis executados
38 sessões de cinema com mais de 2.500 espectadores
10 telas de obras urbanas ficaram exposição durante 30 dias
1.300 jovens e crianças participantes das oficinas
260 mil pessoas impactadas diretamente

‌O Projeto Galeria Amazônia e Seus Afluentes conta com a participação da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) como entidade colaboradora. A embarcação contou com o porto seguro da comunidade de Barê, que, com seus 52 mil parentes ancestrais e 720 áreas demarcadas com sete diferentes idiomas, representa uma parte essencial da rica diversidade cultural da região amazônica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras...

Quando a justiça climática esquece das pessoas com deficiência

Por André Naves Foi dada a largada para a 30ª...

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente

Arrecadação do produto usado é feita nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do município em parceria com a Viva Terra Em mais uma ação...

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras de urbanização, lazer e meio ambiente no entorno da represa Billings A Prefeitura de São Paulo...

Quando a justiça climática esquece das pessoas com deficiência

Por André Naves Foi dada a largada para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Belém, no coração da Amazônia, está recebendo líderes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.