No menu items!
23.5 C
São Paulo
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

Projeto Galeria Amazônia e Seus Afluentes impacta 260 mil pessoas

Projeto leva a arte urbana de São Paulo para comunidades da Amazônia

Durante 30 dias, artistas de variadas vertentes navegaram pela bacia amazônica para promover um intercâmbio cultural levando o graffiti e a arte urbana de São Paulo para comunidades e etnias ribeirinhas e originárias da Amazônia.

‌Trinta e quatro localidades entre o Alto Rio Negro e o Pará foram visitadas. Por lá, os artistas deixaram suas marcas com 65 graffitis que hoje enfeitam casas e muros por onde passaram. Além disso, também foram produzidas 10 telas que ficaram em exposição durante os 30 dias.

‌Durante esse período, também foram realizadas atividades como oficinas de graffitti e de introdução à arte, com a participação de 1.300 jovens. Foram apresentadas 38 sessões de cinema dentro de um barco que recebeu mais de 2.500 espectadores.

‌Vale lembrar que todas as ações do Projeto Galeria Amazônia e Seus Afluentes foram realizadas com plena acessibilidade e respeito às diferenças. Desde atividades compatíveis para mobilidade reduzida até serviços de audiodescrição, intérprete de libras e linguagem descritiva para espectros e limítrofes idiomático.‌

Toda essa jornada foi registrada por uma equipe de produção de cinema que captou não só as obras e os artistas, mas também a essência do projeto nos depoimentos e nas histórias dos moradores locais.

‌Confira os números do projeto encerrado no dia 31 de maio:
34 localidades entre alto rio negro e Pará
65 graffitis executados
38 sessões de cinema com mais de 2.500 espectadores
10 telas de obras urbanas ficaram exposição durante 30 dias
1.300 jovens e crianças participantes das oficinas
260 mil pessoas impactadas diretamente

‌O Projeto Galeria Amazônia e Seus Afluentes conta com a participação da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) como entidade colaboradora. A embarcação contou com o porto seguro da comunidade de Barê, que, com seus 52 mil parentes ancestrais e 720 áreas demarcadas com sete diferentes idiomas, representa uma parte essencial da rica diversidade cultural da região amazônica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento...

Prefeitura realiza coleta de óleo de cozinha com entrega de sabão

Ação reúne sustentabilidade, descarte correto e benefício ao munícipe Para...

Afastamentos por fadiga, esgotamento e estresse dobraram entre 2023 e 2025

Dados mostram avanço acelerado de quadros ligados ao estresse...

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento escolar com escolhas fáceis e acessíveis Biscoitos recheados, bolinhos prontos e sucos de caixinha ainda dominam...

Prefeitura realiza coleta de óleo de cozinha com entrega de sabão

Ação reúne sustentabilidade, descarte correto e benefício ao munícipe Para contribuir para a sustentabilidade e o consumo consciente de óleo de cozinha, a Prefeitura de...

Afastamentos por fadiga, esgotamento e estresse dobraram entre 2023 e 2025

Dados mostram avanço acelerado de quadros ligados ao estresse e à exaustão; alerta reforça a importância das novas exigências da NR-1 Dados da empresa VR...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.