No menu items!
15.2 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024

Projeto de Lei do Vereador Marcelo Messias cria o Dia do Pedal em SP

Pedalar traz diversos benefícios ao corpo


Adepto e entusiasta do uso das bicicletas, o Vereador Marcelo Messias (MDB) desenvolveu o Projeto de Lei nº 14.485, que pede a criação do Dia do Pedal, em SP. A data será comemorada no terceiro domingo de setembro, que coincide com o início da primavera, e visa incentivar e conscientizar a população sobre os benefícios ao meio ambiente e à saúde individual, trazidas pelo hábito de pedalar.

“Além do lazer que os passeios de bicicleta proporcionam, iremos trabalhar também pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, procurando mostrar a população, a importância da data e a conscientização sobre a segurança dos ciclistas. Outro ponto favorável, é que com a criação da data, iremos não só popularizar ainda mais o uso das bikes como também atrairemos novos adeptos à modalidade”, pontua o parlamentar. 

Segundo dados do IBGE, há cerca de 33,2 milhões de bicicletas nas residências brasileiras. Ou seja, 16 unidades para cada 100 habitantes. O Estado com a maior frota de bicicletas proporcional à população é o Mato Grosso do Sul, com 26 bicicletas para 100 habitantes.

Há muitos benefícios para o organismo em pedalar diariamente, caso você esteja pensando em trocar o carro por bicicleta no caminho até o trabalho, você poderá emagrecer, já que acelera o seu metabolismo, queimando calorias mais rapidamente, eliminando gorduras; vai melhorar toda a musculatura, já que pedalar exige força física, mexendo o quadríceps, músculos da coxa, glúteos, braços e ombros; Pedalar gera a sensação de bem estar, o corpo libera endorfinas e serotoninas, hormônios que dão sensação de prazer, aliviando na depressão, ansiedade e estresse; prolonga a resistência dos pulmões, resistindo e respirando bem em momentos de subida, por exemplo; reduz o colesterol; ajuda a prevenir e controlar o diabetes; controla a pressão arterial, visto que pedalar tacelera o processo de contração e relaxamento ficam mais rápidos; melhora a coordenação motora, você sente o seu corpo sendo mais ágil, melhora os reflexos e você parece ter mais disposição no dia a dia.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Doença Inflamatória Intestinal: médica fala sobre principais sintomas e tratamentos

Biossimilares são fundamentais para ampliação do acesso a tratamentos de qualidade O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado em 19 de maio, marca...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui