No menu items!
15.2 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

Projeto da Faixa Azul ganha mais 6 km em nova extensão na Avenida do Estado

Cidade chega a 221,20 km de faixa preferencial

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entrega, na quarta-feira (26), mais 6 km de Faixa Azul, totalizando 221,2 km da faixa preferencial para motociclistas na capital.

O projeto-piloto, iniciado em 2022, terá a ampliação implementada na Avenida do Estado, ambos os lados, sendo o sentido da Marginal Tietê, entre 100 metros antes do Viaduto Vinte e Cinco de Março e a Av. Santos Dumont. Já no sentido Ipiranga, a faixa será implementada entre 200 metros após a Rua David Bigio e o Viaduto Governador Roberto Abreu Sodré, onde se conecta ao trecho de Faixa Azul já existente na via.

Nestes novos trechos aprovados pela Senatran, a CET contabiliza que 14,4 mil motocicletas circulem por dia, sendo 7.165 no sentido Marginal Tietê e 7.235 no sentido Ipiranga.

Este é o segundo trecho entregue em 2025. O primeiro, com 3 km, ocorreu em 22 de janeiro na Avenida das Nações Unidas.

Idealizada por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização, a Faixa Azul foi inspirada em experiências anteriores e também em resultados em cidades estrangeiras. Atualmente, 46 vias na capital estão sinalizadas com a faixa preferencial de motos.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de mais de 1,5 milhão de unidades. Diariamente, mais de 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.

Entre janeiro e dezembro de 2023, os trechos de vias com Faixa Azul registraram 36 óbitos de motociclistas. No mesmo período de 2024 foram 19 mortes, uma redução de 47,2%.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.