No menu items!
14.6 C
São Paulo
sexta-feira, 4 julho, 2025

Projeto Circular vai profissionalizar cooperativas de reciclagem do Brasil

Ambipar e ANCAT se unem para estruturar cooperativas e garantir condições dignas de trabalho para mais catadores em todo país

A Ambipar, multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, anuncia parceria com a Circular, que atua junto à Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para a criação do Projeto Circular, que busca estruturar cooperativas e proporcionar condições dignas de trabalho a catadores de materiais recicláveis.

A ANCAT possui 512 cooperativas associadas e 766 mil toneladas de resíduos recuperados, representando mais de 20% da coleta de material reciclável no Brasil. Seu alcance abrange um ecossistema de até 3 mil cooperativas e cerca de um milhão de catadores e sua atuação não é só técnica, mas promove mudanças estruturais para o benefício do segmento.

O Projeto Circular consiste na transformação das operações dessas cooperativas, por meio da profissionalização de todo o processo de tratamento dos resíduos. O projeto vai apoiar a formalização dos trabalhadores cooperados, na instalação e atualização de equipamentos para manuseio e separação dos materiais, além de implementação de gestão voltada à produtividade. Como primeiro passo, será feito um mapeamento da realidade e necessidade de cada cooperativa que integra o ecossistema da ANCAT, com posterior elaboração de planejamento para transição em cada uma delas.

“Essa parceria tem um impacto social imenso e vem para fortalecer o elo com o nosso ecossistema e trazer os catadores como protagonistas essenciais na cadeia da reciclagem”, afirma Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

Com um salto na rede da reciclagem e o fortalecimento desta categoria, o projeto também antecipa uma necessidade do mercado e deve potencializar ainda mais a logística reversa do Brasil.

O projeto vai implementar a expertise de gestão e de soluções da Ambipar em economia circular, além de oferecer treinamentos, uniformes, EPIs (equipamentos de segurança), maquinários, prensa e esteiras para separação e agregação dos recicláveis dentre outros equipamentos, criação de refeitório, vestiários, além de organização e limpeza dos espaços de armazenamento dos resíduos.

Também prevê a substituição das tradicionais carroças de catadores de reciclável por triciclos elétricos. O objetivo é facilitar o transporte, aumentar a produtividade e diminuir a carga, otimizando assim o trabalho braçal com o uso de energias limpas e sustentáveis para o meio ambiente.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô...

Acidez dos oceanos ultrapassa limite de equilíbrio planetário

Pesquisa foi feita pelo Laboratório Marinho de Plymouth do...

A jornada de trabalho infinita: o caos na saúde mental

Como empresas e profissionais podem sair disso A dedicação sem...

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

Acidez dos oceanos ultrapassa limite de equilíbrio planetário

Pesquisa foi feita pelo Laboratório Marinho de Plymouth do Reino Unido A acidificação dos oceanos, um fenômeno causado pelo excesso de absorção de gás carbônico...

A jornada de trabalho infinita: o caos na saúde mental

Como empresas e profissionais podem sair disso A dedicação sem fim ao trabalho, constatada recentemente pelo relatório 'Repensando a jornada de trabalho infinita' da Microsoft,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.