No menu items!
26.5 C
São Paulo
domingo, 5 maio, 2024

Projeto Arrastão capacita e encaminha milhares de adolescentes da periferia para o mercado de trabalho

ONG já atendeu mais 14 mil pessoas com os programas educacionais e sociais na região do Campo Limpo


O Projeto Arrastão, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que acolhe e dá suporte às famílias que vivem em condições de vulnerabilidade social e econômica no Campo Limpo e região – está prestes a completar 55 anos, e comemora a data com incontáveis histórias de sucesso, frutos dos cerca de 48 mil atendimentos já realizados na comunidade e adjacências. Só entre os beneficiados pelos programas educacionais e sociais, que inclui participantes de cursos e oficinas gratuitas que incentivam a autonomia e trabalham a confiança para o desenvolvimento pessoal e profissional, já contabilizam mais de 14 mil jovens.

No Brasil há cerca de 500 mil jovens aprendizes, segundo um estudo feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Contudo, esse número seria maior se mais empresas aderissem à Lei de Aprendizagem (10.097/00), contratando de 5% a 15% de jovens aprendizes. todos entrem na regra, a estimativa é que o país teria entre 916 mil e 3 milhões de aprendizes.

Mirella Rodrigues Santos, de 16 anos, também participou do programa Arrastão e hoje trabalha na área de exportação marítima e conta como entrou na empresa. “O processo seletivo foi uma surpresa, minha educadora selecionou a mim e outros colegas. Fizemos a entrevista com os diretores da companhia contratante e a gerente de RH. Foram selecionados cinco candidatos para a segunda fase, incluindo eu”. E complementa em tom de saudosismo e agradecimento: “É muito difícil algum jovem sair do Arrastão sem ter tido a experiência de participar de pelo menos um processo seletivo. Além de eu já estar preparada pelas aulas e iniciativas da formação, tive a “sorte” de conseguir o emprego logo na minha primeira entrevista.”

No Projeto Arrastão, há uma extensa programação de atividades nas áreas de educação, cultura, geração de renda, desenvolvimento comunitário e qualidade de vida, desde a infância até a maturidade, com o propósito de oferecer melhores condições de sobrevivência. Todas as iniciativas são gratuitas e usam a educação como ferramenta de transformação. As vagas para cursos e atividades são abertas o ano todo e o calendário pode ser acompanhado pelo site da ONG www.arrastao.org.br, nas redes sociais ou ainda presencialmente no setor de atendimento, na secretaria.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui