No menu items!
18.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Proje7o Arco-Íris apresenta em escolas de São Paulo experiências transformadoras através da arte urbana

Iniciativa contou com oficinas e workshops gratuitos de Graffiti para alunos de escolas públicas das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo


Uma das artes mais expressivas na cena urbana, o graffiti, ganhou força nas periferias de Nova York na década de 1970, e segue revelando artistas no mundo todo através de seus diferentes estilos. E com o intuito de colorir a realidade de mais jovens, que a Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, criou o Proje7o Arco-Íris, voltado para estudantes de escolas públicas do país, educando-os para a prática da pintura e do graffiti, além de intervir no espaço físico desses ambientes, envolvendo artistas locais, como arte-educadores e grafiteiros, professores, alunos e coordenadores.

O proje7o Arco-Íris é uma série itinerante de arte-educação que conta com oficinas gratuitas de graffiti para alunos de 10 a 18 anos, de 7 escolas públicas em cidades brasileiras, sendo elas: Niterói (RJ), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Curitiba (PR), Lajes (SC) e Três Lagoas (MS). Os alunos, junto aos grafiteiros e arte-educadores, realizam murais de graffiti de grandes dimensões em suas escolas, além de revitalizá-las, deixando um legado cultural, formativo e estético. É realizado ainda um documentário sobre o trabalho e um workshop sobre arte-educação e reciclagem com os professores.

As primeiras escolas estaduais beneficiadas foram a Brisabella A. Nobre, em São Paulo, e Professor Jacob Casseb, em São Bernardo do Campo, que tiveram quatro dias de oficinas cada, mediadas por um arte-educador, tendo um grafiteiro como convidado. Quanto à receptividade do Arco-Íris, o entusiasmo e a proatividade dos alunos foram fundamentais para a realização do projeto nas escolas, com o atendimento de cerca de 80 alunos por escola e mais 10 professores que acompanharam os Workshops de formação. Além disso, toda a instituição é impactada com a ação e o número aproximado é de mais de 300 pessoas beneficiadas diretamente, além do impacto positivo no bairro e na comunidade ao entorno.

Na cidade de São Paulo, o mural desenvolvido pela artista Kari trouxe como conceito “O futuro começa aqui”. O grafitti retrata dois alunos como personagens de videogame e expandindo suas possibilidades de futuro enquanto estudantes. Já em São Bernardo do Campo, o projeto foi inspirado no jogador de futebol Reinaldo Kauan, atleta do Mirassol, nascido na cidade e ex-aluno da escola, que estampa o mural como forma de motivar os jovens a realizarem seus sonhos. ‘’Celebrar uma personalidade da cidade foi uma maneira de fortalecer o protagonismo de que é possível conquistar seus objetivos. É muito bom ver como mudam os discursos dos alunos quando começam as oficinas e quando elas terminam. Todos os conhecimentos que eles obtêm ali são para a vida inteira. A escola passa a ser beneficiada não só por estética, mas também como uma nova cultura de cores e afetos’’, afirma a produtora executiva, Joelma Veiga.

‘’O proje7o Arco-Íris transforma as escolas visualmente, mas aproxima afetivamente e criativamente o aluno do ambiente escolar. Ele se apossa dele, renova, se expressa e aprende técnicas de pintura e reaproveitamento de resíduos. É um trabalho que reconecta o aluno ao segundo lugar mais importante do início da vida deles. E o mais interessante é ver isso tudo acontecer numa empreitada de um ano, itinerando por sete escolas diferentes pelo Brasil’’, declara o idealizador e diretor de projetos, Thiago Ramires.

Além de Ramires, a iniciativa é conduzida ainda pela diretora executiva da Burburinho Cultural, Priscila Seixas, pela gestora de projetos, Camille Dias e pela produtora, Joelma Veiga, que garantem a continuidade do projeto durante todo o ano de 2023. O Arco-Íris é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CTG Brasil, Wilson Sons, BASF e é realizado pela Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Para mais informações, acesse o instagram oficial do projeto: @proje7oarcoiris


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui