No menu items!
16.5 C
São Paulo
quinta-feira, 6 novembro, 2025

Programa Mananciais vai plantar miniflorestas nos parques das represas Guarapiranga e Billings

Parque Prainha Pabreu, na Billings, será o primeiro a receber a ação prevista para ser realizada na Zona Sul a partir de novembro

O início do plantio de miniflorestas nos parques das represas Guarapiranga e Billings, na Zona Sul da capital, pelo Programa Mananciais, está previsto para ser realizado a partir do mês de novembro. A ação foi definida após a Prefeitura firmar acordo com a ONG Formigas-de-Embaúba, em maio. O Parque Prainha Pabreu, na Billings, será o primeiro a receber a ação.

O projeto em ambas as represas é voltado ao público infantil. Seu objetivo  é conscientizar as novas gerações sobre os efeitos das mudanças climáticas, aliar educação ambiental e ações práticas de regeneração ecológica, contribuindo para ampliar as áreas verdes arborizadas da cidade de São Paulo.

O Prainha Pabreu terá papel fundamental na validação da iniciativa, pois experiências anteriores da ONG ocorreram principalmente em escolas. A expectativa é que, comprovada a efetividade do projeto, novas áreas verdes também sejam contempladas.

O Acordo de Cooperação nº 01/2025 foi realizado por meio das secretarias Executiva do Programa Mananciais, Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA). A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente ficou responsável por conduzir o projeto nos parques municipais implantados pelo Programa Mananciais nas orlas das duas represas. Oferece apoio técnico na seleção de espécies, arborização urbana e cumprimento da legislação ambiental vigente.

A articulação de parcerias estratégicas com órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, além de organismos multilaterais, para impulsionar ações integradas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ficou a cargo da SECLIMA.

Etapas

O cronograma de trabalho começou com visitas técnicas realizadas pelas equipes do Programa Mananciais em diversas áreas de atuação. Na região da represa Billings foram visitados o Cantinho do Céu, o Pabreu e o Jardim Apurá. Já na Guarapiranga ocorreram no Jardim Ângela, Vila do Sol, Vila Nordestina e Chácara Flórida. Na sequência, reuniões de alinhamento definiram o Parque Prainha Pabreu como o primeiro local a receber uma minifloresta.

As miniflorestas têm papel essencial na educação ambiental ao promover, de forma prática, a relação entre seres humanos e natureza. Para as crianças, essa vivência direta com a terra, as plantas e os animais criam um vínculo afetivo com o meio ambiente — um aprendizado que estimula atitudes mais sustentáveis e conscientes no futuro.


SUGESTÕES DE PAUTA:[email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias...

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de abastecimento a etanol, considerado mais sustentável, também sobe 2,7% em relação ao ano passado O registro...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção Mais de 18 mil brasileiros perderam a vida por acidente vascular cerebral...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano Diante das mudanças climáticas e da ineficiência na distribuição de água, o Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.