No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Programa de atendimento oftalmológico da Prefeitura de São Paulo segue avançando nas escolas municipais

Neste mês as escolas da região do Ipiranga começam a receber os atendimentos para avaliar a saúde ocular dos estudantes

Para examinar a saúde ocular dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) o Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue avançando nas escolas. Neste mês, as unidades da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ipiranga serão contempladas.
A proposta do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia é examinar a saúde ocular de mais de 423 mil estudantes matriculados na Rede Municipal. A iniciativa almeja aprimorar o rendimento acadêmico ao proporcionar serviços oftalmológicos gratuitos, como a distribuição de óculos, assistência hospitalar e intervenções de acordo com a necessidade de cada um.

Desde dezembro do último ano já foram contempladas mais de 50 escolas e 23 mil atendimentos. A previsão é cobrir todas as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs). Está em andamento o atendimento nas unidades da DRE Pirituba/Jaraguá, São Mateus e Butantã. As famílias dos estudantes podem procurar a secretaria da unidade para saber mais informações e o cronograma de atendimento.

A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.

Os estudantes passam por uma série de exames para avaliar a situação da saúde ocular, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos têm a oportunidade de escolher a própria armação. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, como estrabismo, é realizado um encaminhamento para o Instituto Suel Abujamra para atendimento hospitalar.

As crianças e adolescentes que recebem prescrição de óculos são auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada estudante, garantindo conforto e qualidade visual.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui