No menu items!
15.9 C
São Paulo
terça-feira, 29 julho, 2025

Pró-Sangue de SP incentiva a doação de plaquetas; saiba como funciona

Doação de plaquetas é fundamental para pacientes em tratamento de câncer, transplantados e pessoas com doenças que afetam a produção sanguínea

A doação de sangue é um procedimento de saúde até que bem conhecido, mas o que poucos sabem é que é possível doar apenas as plaquetas do sangue, que são pequenos fragmentos celulares produzidos pela medula óssea, é necessário no processo de coagulação sanguínea, o que evita os grandes sangramentos.

Segundo a Fundação Pró-Sangue, a doação de plaquetas é fundamental para pacientes em tratamento de câncer, transplantados e pessoas com doenças que afetam a produção sanguínea.

Entenda a doação de plaquetas

O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.

O procedimento de coleta de plaquetas por aférese consiste na retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador. Todo o processo dura cerca de 90 minutos.

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, às vítimas de trauma, dentre outros.

Pode ser realizada a cada 7 dias, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

Quem pode doar plaquetas?

Para a pessoa doar plaquetas é necessário que tenha realizado uma doação de plaquetas ou de sangue na Pró-Sangue nos últimos 24 meses.

Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso venoso necessárias para a realização do procedimento. A correlação peso e altura do doador também deve ser avaliada. Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas por aférese. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação.

Por ser um procedimento mais específico, é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone, e-mail ou WhatsApp:

Telefone: (11) 4573-7510 / 7621 (das 10h às 19h)

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (11) 99682-2437

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar – Cerqueira César – São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Ricardo Bittar aposta na educação ambiental para transformar o Campo Limpo

Subprefeito da região do Campo Limpo defende diálogo e ações sustentáveis para enfrentar o descarte irregular de lixo Na série de entrevistas especiais com os...

Novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tomam posse

Evento marca o início das atividades do CADES que orienta ações e políticas ambientais no município A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)...

Dia da Comunidade leva serviços gratuitos e atividades culturais a moradores da Cidade Ademar

A 9ª edição do Dia da Comunidade, promovido pela Subprefeitura Cidade Ademar em parceria com a ONG Ateliê das Artes, levou diversos serviços públicos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.