No menu items!
17.5 C
São Paulo
terça-feira, 8 outubro, 2024

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3 milhões de itens no Achados e Perdidos são alguns dos números impressionantes desde a primeira viagem de metrô no Brasil

O primeiro metrô do Brasil completa 50 anos neste sábado (14). No dia 14 de setembro de 1974, o trem do Metrô de São Paulo fazia a primeira viagem no trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, percorrendo sete estações entre Jabaquara e Vila Mariana. Desde então, 33,6 bilhões de passageiros utilizaram toda a rede do Metrô.

Essas dezenas de bilhões de pessoas transportadas equivalem a 165 vezes a população do Brasil ou ainda quatro vezes a população de todo o planeta. Nesse levantamento, foi considerada a movimentação nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, todas administradas pelo Metrô, além da Linha 5-Lilás, entre 2002 e agosto de 2018, período em que era operada pela Companhia.

Para transportar essa quantidade de pessoas, ao longo de meio século os trens do Metrô percorreram 606,4 milhões de quilômetros, que corresponde a 1.578 vezes a distância da Terra à Lua.

A movimentação diária no Metrô também é impressionante. Aproximadamente três milhões de passageiros são transportados diariamente, o que corresponde a quase três vezes a população de Campinas. Antes da pandemia da Covid-19, esse número chegava a 4 milhões. Na Estação Sé, uma das mais movimentadas da rede, circulam cerca de 415 mil passageiros por dia, que equivale a 2,5 vezes a população de São Caetano do Sul.

Nos horários de pico, a operação é feita por 117 trens circulando simultaneamente nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 2,8 mil viagens programadas por dia.

É possível imaginar quantos objetos já foram esquecidos no Metrô nesses 50 anos? É claro. A Central de Achados e Perdidos foi aberta em junho 1975 e desde então registrou 3 milhões de itens esquecidos ou perdidos, dos quais 700 mil foram devolvidos aos seus donos.

E se calculássemos os impactos positivos da operação do Metrô? Desde o início do seu “Balanço Social” – cálculo dos benefícios sociais e econômicos com a operação do Metrô – em 2003, a Companhia já proporcionou uma economia de R$ 311,8 bilhões para a Região Metropolitana de São Paulo. A matemática leva em conta redução do congestionamento nas ruas, dos tempos de viagem, do consumo de combustível fóssil e, consequentemente, da poluição do ar e da emissão de gases de efeito estufa, além da redução de acidentes de trânsito e de custos operacionais.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Riscos oferecidos pelo termômetro de mercúrio, que foi proibido pela Anvisa

Metal pode prejudicar saúde humana e do meio ambiente A...

Novo centro de lutas e atividades físicas é inaugurado na região

Espaço já está aberto a população e conta com...

Riscos oferecidos pelo termômetro de mercúrio, que foi proibido pela Anvisa

Metal pode prejudicar saúde humana e do meio ambiente A fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e esfigmomanômetros (medidores...

Novo centro de lutas e atividades físicas é inaugurado na região

Espaço já está aberto a população e conta com aulas de judô, jiu-jitsu, boxe e danças Na última terça-feira (01), foi inaugurado um novo centro...

Outubro Rosa: estudo estima mais de 70 mil novos casos de câncer de mama no Brasil ainda este ano

Exames de rotina podem identificar o câncer em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura O Outubro Rosa é uma campanha criada para conscientizar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui