No menu items!
15.2 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024

Prevenção: cuidar da saúde dos rins evita problemas crônicos

Hábitos de vida podem afetar a saúde de órgãos vitais para o corpo humano


Os rins são responsáveis pela formação de urina e desempenham outras atividades fundamentais para o funcionamento do corpo, como filtrar os dejetos presentes no sangue, ou seja, eliminar substâncias nocivas ao organismo. Por isso, é tão importante se atentar à saúde renal.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de dez milhões de brasileiros convivem com distúrbios renais. Os sintomas que alertam para a possibilidade de algum problema renal são inchaço, aumento da pressão arterial, fadiga, mal-estar, presença de espuma ou identificação de coloração avermelhada na urina. No entanto, nem sempre é possível perceber quando há alterações, principalmente em doenças em estágio inicial, com risco de evolução para casos crônicos, como nefrite, insuficiência e cálculos (pedras nos rins).

Esse cenário pode ser agravado pela obesidade, doença cardíaca e tabagismo, o uso continuado de medicamentos potencialmente tóxicos para os rins, como os anti-inflamatórios, e também pela má alimentação, que sobrecarregam os órgãos.

Quando não tratadas corretamente no estágio inicial, as doenças renais podem evoluir para quadros graves como a insuficiência renal irreversível, ou seja, quando os órgãos perderam as funções básicas, e o paciente precisa de tratamento como diálise (filtragem mecânica do sangue) ou transplante.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Doença Inflamatória Intestinal: médica fala sobre principais sintomas e tratamentos

Biossimilares são fundamentais para ampliação do acesso a tratamentos de qualidade O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado em 19 de maio, marca...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui