No menu items!
19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024

Prefeitura realiza eventos para celebrar o Dia do Imigrante

Evento será encerrado no próximo fim de semana com uma feira de artesanato e orientação sobre empreendedorismo e mercado de trabalho. Os visitantes também contarão com orientação sobre mercado de trabalho e qualificação profissional com os técnicos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo que estarão no local


A Prefeitura de São Paulo iniciou uma série de ações em comemoração ao Dia do Imigrante, celebrado na próxima sexta-feira (25). Durante uma semana de lives e ações, o público poderá debater sobre temas como a geração de renda para imigrantes, formalização de negócios, políticas públicas para este público, além de convidados que contarão um pouco de suas histórias de imigração.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que juntas integram o Grupo de Trabalho de Imigrantes, com o objetivo de implementar ações com foco no reconhecimento dos imigrantes, promovendo o acesso aos serviços públicos e favorecendo a integração local. As lives serão transmitidas no site: https://www.facebook.com/spsmdet

“São Paulo é uma cidade que conta com os diferentes tipos de pessoas e culturas. Promover a integração destes atores é fundamental para que tenhamos uma capital ainda mais diversa e possamos incentivar a geração de renda deste público, principalmente dos migrantes econômicos, que são as pessoas que se deslocam em busca de uma vida melhor, devido à falta de oportunidades no mercado de trabalho ou pobreza”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, o pioneirismo de São Paulo nas políticas de inclusão da população imigrante é exemplo a ser seguido por todas as cidades do país e do mundo. “Sinto muito orgulho quando falo das políticas de inclusão social e de promoção da diversidade adotadas por nossa cidade, medidas que valorizam o fator humano, principalmente das pessoas que chegam em situação de vulnerabilidade, que é o caso da população imigrante. Para além do acolhimento, oportunizamos o recomeço de muitas pessoas. Para mim, esse é o maior ganho que a cidade pode ter”, conclui.

A programação se encerra nos dias 26 e 27 de junho, com a Odara – Feira de Artesanato Imigrante, que será realizada no Centro de Culturas Negras do Jabaquara – Mãe Sylvia de Oxalá, na Zona Sul da capital. Durante o evento, 20 artesãos habilitados pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas exporão seus produtos. O evento será realizado seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde.

O Mãos e Mentes é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

A equipe técnica da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, também participará do evento, atendendo os munícipes imigrantes com orientações sobre abertura de empresa, emissão de documentos e apresentando as linhas de crédito oferecidas em parceria com o Banco do Povo, do Governo do Estado.

Os visitantes também contarão com orientação sobre mercado de trabalho e qualificação profissional com os técnicos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo que estarão no local. Quem precisar tirar dúvidas sobre currículos e processos seletivos também terão a oportunidade de conversar com as equipes de atendimento.

Programação completa:

22/06: GT Migra – Ações Integradas para Imigrantes e Refugiados
Horário: 18h
Participantes: Sílvia Cibele, coordenadora Técnica de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo; Vinícius Duque, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção de Trabalho Decente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; Flávia de Jesus Costa, responsável pelo Programa Fashion Sampa; Lucila Medeiros Minichello de Souza, responsável do Programa Mãos e Mentes Paulistanas e Eliel Souza Guimarães, responsável pelo Cooperativismo.

24/06: Desafios e oportunidades de trabalho e moradia para estrangeiros no Brasil
Horário: 18h
Participantes: Cleia Maria Ferreira Lima, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Prudence Kalambay, atriz, modelo, palestrante, empreendedora, ativista dos direitos humanos e YouTuber; Edzodzinam Aimee, imigrante formada em economia na Universidade de lome – África e Maycon C. Namibi, professor e modelo, chefe executivo na Moda sem Preconceito e dono da Namib Pro Models.

25/06: Regularização Migratória: Direitos e Deveres
Horário: 18h
Participantes: Cleia Maria Ferreira Lima, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Dra. Aline Araújo, advogada especialista em regularização migratória; Iralys Eugênia Escalona dos Santos, professora de espanhol, há oito anos no Brasil, trabalha na ONG Migraflix; e Benazari Djoco, representante da ONG África do Coração e mestranda em Comunicação Social.

26 e 27/06: Odara – Feira de Artesanato Imigrante
Horário: das 11h às 17h
Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara | Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia

Quem já entregou documento este ano pode fazer declaração retificadora Divulgação Foto Agência Brasil Além das doações diretas de água, mantimentos e roupas ao Rio Grande...

No Vaticano, Ricardo Nunes fala da necessidade de comprometimento dos governantes no combate às mudanças climáticas

Prefeito de São Paulo é um dos 20 prefeitos em todo o mundo convidados pelo Papa Francisco a falar de ações de sustentabilidade Em sua...

Cia. Madeirite Rosa apresenta espetáculo infanto-juvenil “Pro Mundo Virar” no Capão Redondo

De forma sensível e poética, o espetáculo convida crianças e adolescentes a refletirem sobre presentes no cotidiano A Cia. Madeirite Rosa (@madeiriterosa ) está realizando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui