No menu items!
23.5 C
São Paulo
quinta-feira, 4 dezembro, 2025

Prefeitura prorroga Operação Baixas Temperaturas para enfrentar nova onda de frio

 o programa já acolheu quase 3 milhões de pessoas em 6 meses


A Prefeitura de São Paulo prorrogou até 10 de novembro a Operação Baixas Temperaturas. A ação será mantida devido à previsão feita pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da entrada de uma forte massa de ar de origem polar e que deverá se manter durante a primeira quinzena deste mês de novembro. De acordo com o boletim do CGE, até a próxima sexta-feira (4), a média mínima de temperatura esperada é inferior a 12º C.

Atenta à possibilidade do frio na cidade, a Prefeitura de São Paulo estendeu mais uma vez, a vigência da Operação Baixas Temperaturas (OBT), que seria encerrada em 30 de setembro, foi prorrogada até 31 de outubro e, agora, teve seu fim adiado para o dia 10 de novembro, conforme portaria publicada na edição de terça-feira (1º) do Diário Oficial do Município. A decisão do Executivo de prorrogar por mais um mês a OBT, visa manter a rede ampliada de acolhimento, o atendimento em tendas, sempre que a temperatura atingir 10 °C ou menos, e a busca ativa de pessoas em situação de rua durante as noites e madrugadas, fornecendo itens de alimentação, vacina e cobertores para aqueles que não aceitam acolhimento.

Até o fim desta nova prorrogação, as vagas criadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) por meio dos serviços emergenciais nos Núcleos de Convivência e nas vagas aditadas em equipamentos de acolhimento regulares e hotéis funcionarão normalmente. Além disso, a partir desta terça-feira, o Hotel Ragueb, em São Mateus, na zona leste da cidade, disponibilizará mais 260 vagas de acolhimento.

Desde o início da OBT até o dia 31 de outubro, já foram registrados 2.967.173 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial – lembrando que uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez. Neste mesmo período, foram distribuídos mais de 176 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua, além das mais de 298 mil abordagens do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), que resultaram em mais de 160 mil encaminhamentos.

No período entre os dias 17 de maio e 31 de outubro foram prestados mais de 279 mil atendimentos nas dez tendas espalhadas pela cidade e foram entregues mais de 298 mil alimentos, entre sopas, bebidas quentes e água, além de 3.217 vacinas foram aplicadas (Covid-19 e Influenza).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como funcionam as UPAs na cidade de São Paulo

Saiba quando procurar uma Unidade de Pronto Atendimento e...

A urgência da sustentabilidade em eventos e entretenimento

Por Luan Teixeira Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de...

Segurança no trânsito: cuidados essenciais para quem dirige em São Paulo

Capital paulista teve 1.031 fatalidades no ano passado, o...

Como funcionam as UPAs na cidade de São Paulo

Saiba quando procurar uma Unidade de Pronto Atendimento e como é o fluxo de cuidado na rede municipal A cidade de São Paulo conta com...

A urgência da sustentabilidade em eventos e entretenimento

Por Luan Teixeira Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma premissa global. O setor de eventos e...

Segurança no trânsito: cuidados essenciais para quem dirige em São Paulo

Capital paulista teve 1.031 fatalidades no ano passado, o maior índice em nove anos As mortes no trânsito paulista cresceram 15% em 2024 e chegaram...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.