No menu items!
27.1 C
São Paulo
sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Prefeitura prorroga convênio para proteção e recuperação do meio ambiente e de áreas de mananciais

Para isso, órgãos parceiros, como Polícia Militar Ambiental e Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, fazem monitoramento contínuo das áreas por imagens de satélite, drones e rondas ostensivas


O prefeito Ricardo Nunes prorrogou por mais 12 meses o termo de convênio entre o município e o Estado de São Paulo para a Operação Integrada de Defesa das Águas – OIDA, totalizando 60 meses de vigência. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (4). Essa é mais uma ação fundamental para a preservação do meio ambiente que a gestão municipal vem adotando, como a declaração de interesse público para proteção ambiental de 11% do território da cidade no dia 21 de fevereiro.

A OIDA é uma parceria entre órgãos municipais e estaduais que atuam na Região de Mananciais do Município de São Paulo. O objetivo da ação conjunta é proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e de mananciais, além das áreas consideradas estratégicas para a segurança do abastecimento da população e à manutenção das condições climáticas e ambientais.

Para isso, é feito o monitoramento contínuo das áreas por imagens de satélite, drones e rondas ostensivas.

A cidade de São Paulo é a pioneira dentre as megacidades a instituir, por lei, uma política municipal de segurança hídrica e gestão das águas. Somente no território da capital há 4806 km de rios e nascentes, sendo 2447 nas áreas de mananciais, além de 145 Bacias hidrográficas e 116 áreas de contribuição direta à produção de água.

Nas ações no âmbito da OIDA, há o desfazimento de loteamentos, apreensão de materiais; corte de energia elétrica de construções não habitadas; destruição de postes de energia e guias de arruamento, assim como identificação de hidrômetros irregulares.

A OIDA é coordenada conjuntamente pelo comando da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo e pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima) e executada com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana Ambiental, Subprefeituras, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Cetesb. Conta ainda com o apoio ao desfazimento os funcionários da Enel e Sabesp.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada

Dados do IBGE mostram que mulheres vivem mais A expectativa...

Prefeitura amplia a arrecadação de alimentos na capital

10 veículos do Banco de Alimentos melhoram a logística...

Brasil perde 6 mil piscinas de água tratada por dia, diz estudo

Desperdício representa 40,31% da água produzida O Brasil desperdiça diariamente...

Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada

Dados do IBGE mostram que mulheres vivem mais A expectativa do brasileiro chegou a 76,6 anos em 2024. É o maior valor já registrado desde...

Prefeitura amplia a arrecadação de alimentos na capital

10 veículos do Banco de Alimentos melhoram a logística das doações em São Paulo Em 2025, o Banco de Alimentos de São Paulo arrecadou mais...

Brasil perde 6 mil piscinas de água tratada por dia, diz estudo

Desperdício representa 40,31% da água produzida O Brasil desperdiça diariamente o equivalente a 6.346 piscinas olímpicas de água tratada antes que ela chegue às torneiras....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.