No menu items!
28.9 C
São Paulo
terça-feira, 16 abril, 2024

Prefeitura promove ação com mulheres em situação de rua por meio do Programa Avança Saúde Mulher

 Programação na UBS Cambuci oferta consultas, triagem odontológica e vacinação


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza uma ação especial com mulheres em situação de rua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci, na quarta-feira (8), como parte da nova edição do programa Avança Saúde Mulher, voltado para a promoção da saúde feminina. O prefeito Ricardo Nunes acompanhou os trabalhos nesta manhã. A iniciativa busca intensificar o cuidado e atenção para esse público-alvo no mês que celebra o Dia Internacional da Mulher.

Durante a ação são oferecidas consultas, coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia; realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite; triagem odontológica; vacinação com busca ativa; e rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes no contexto da saúde da mulher, a exemplo de métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTIA+, pré-natal, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher.

“Fiquei sabendo por umas amigas. Quero saber como está a minha a minha saúde e aproveitei essa iniciativa especial para o Dia Internacional da Mulher”, conta Adriana Silva.

Como parte da programação do mês das mulheres, a Área Técnica de Saúde da Mulher, da Coordenadoria de Atenção Básica, realiza durante toda esta semana mais uma edição do Avança Saúde Mulher em todas as 470 UBSs da capital. O programa, voltado para a promoção em saúde de mulheres, cisgênero e transexuais, contará também com um Dia D de intensificação dos atendimentos e abordagens no sábado (11), com abertura de todas as UBSs, das 8h às 17h.

Elizangela Teodoro, disse que foi avisada pela equipe da UBS sobre a realização das atividades. “Já sabia há uns dias e venho para obter informações sobre métodos contraceptivos”, afirmou.

No contexto da saúde da população feminina, as edições do Avança Saúde de 2022 focaram no diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e mama. Ao todo, foram contabilizados 52.639 atendimentos entre as edições realizadas em março, outubro, novembro e dezembro de 2022. No mesmo período, o Programa Mãe Paulistana registrou 91.943 novos cadastros de gestantes, enquanto o Território Inclusivo realizou 39.505 atendimentos na rede.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Capital conta com atividades de empreendedorismo nos coworkings da Prefeitura

A rede Teia oferecerá durante todo o mês palestras,...

IR 2024: aplicativos falsos podem roubar dados de contribuintes

Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas...

Passageiros de SP pagam tarifa mais barata com Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos...

Capital conta com atividades de empreendedorismo nos coworkings da Prefeitura

A rede Teia oferecerá durante todo o mês palestras, cursos, oficinas e diversas outras ações gratuitas para a população Os Teias estão com nova programação...

IR 2024: aplicativos falsos podem roubar dados de contribuintes

Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas de como evitar cair em golpes Com o início da temporada de declaração do Imposto de...

Passageiros de SP pagam tarifa mais barata com Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos de atendimento, é possível economizar até R$ 0,66 por viagem Os passageiros que utilizam o transporte...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui