No menu items!
21.5 C
São Paulo
segunda-feira, 17 novembro, 2025

Prefeitura promove ação com mulheres em situação de rua por meio do Programa Avança Saúde Mulher

 Programação na UBS Cambuci oferta consultas, triagem odontológica e vacinação


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza uma ação especial com mulheres em situação de rua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci, na quarta-feira (8), como parte da nova edição do programa Avança Saúde Mulher, voltado para a promoção da saúde feminina. O prefeito Ricardo Nunes acompanhou os trabalhos nesta manhã. A iniciativa busca intensificar o cuidado e atenção para esse público-alvo no mês que celebra o Dia Internacional da Mulher.

Durante a ação são oferecidas consultas, coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia; realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite; triagem odontológica; vacinação com busca ativa; e rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes no contexto da saúde da mulher, a exemplo de métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTIA+, pré-natal, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher.

“Fiquei sabendo por umas amigas. Quero saber como está a minha a minha saúde e aproveitei essa iniciativa especial para o Dia Internacional da Mulher”, conta Adriana Silva.

Como parte da programação do mês das mulheres, a Área Técnica de Saúde da Mulher, da Coordenadoria de Atenção Básica, realiza durante toda esta semana mais uma edição do Avança Saúde Mulher em todas as 470 UBSs da capital. O programa, voltado para a promoção em saúde de mulheres, cisgênero e transexuais, contará também com um Dia D de intensificação dos atendimentos e abordagens no sábado (11), com abertura de todas as UBSs, das 8h às 17h.

Elizangela Teodoro, disse que foi avisada pela equipe da UBS sobre a realização das atividades. “Já sabia há uns dias e venho para obter informações sobre métodos contraceptivos”, afirmou.

No contexto da saúde da população feminina, as edições do Avança Saúde de 2022 focaram no diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e mama. Ao todo, foram contabilizados 52.639 atendimentos entre as edições realizadas em março, outubro, novembro e dezembro de 2022. No mesmo período, o Programa Mãe Paulistana registrou 91.943 novos cadastros de gestantes, enquanto o Território Inclusivo realizou 39.505 atendimentos na rede.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Foragido da Justiça de Pernambuco é preso no M’Boi Mirim após alerta do Smart Sampa

Homem, condenado a mais de oito anos por roubo qualificado, foi identificado por câmeras de reconhecimento facial na porta de unidade de saúde O sistema...

Prefeitura inicia distribuição de mais de 369 mil cestas básicas para famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias de fim de...

Entregas são feitas diretamente nas escolas. Unidades são compostas por alimentos não perecíveis Durante o período de férias, muitas famílias enfrentam dificuldades adicionais para garantir...

COP 30: 4 pontos para entender como o evento do clima pode atingir sua vida

Do aumento da conta de luz ao preço das frutas, o clima afeta o dia a dia da população O calor castiga, o ventilador já...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.