No menu items!
23.6 C
São Paulo
sexta-feira, 29 novembro, 2024

Prefeitura planeja criar trilha de 170 km interligando parques, represas e reservas ambientais pela cidade

Percurso incentivará o Ecoturismo no Extremo Sul da Capital


A Capital Paulista, famosa por ser a ‘Selva de Pedra’, possui 111 parque que, em contraste com o urbano e natural, tem cerca de 24% da área total do município de área verde protegida, preservando cerca de 30% da Mata Atlântica sobrevivente.

Visando estimular o ecoturismo na cidade e integrar comunidades locais, principalmente do Extremo Sul, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), planeja instalar Trilhas que interligarão os parques da cidade, já batizada de ‘Maior Trilha da Cidade’.

O projeto prevê a instalação de cerca de 170km de trilhas entre áreas de conservação ambiental e outras áreas protegidas pela Zona Sul, como parques naturais, represas, reservas particulares e áreas próximas a terras indígenas, incentivando o ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, pouco conhecido e visitado.
Ainda não há data definitiva para início das obras devido à complexidade do tema que demanda estudos ambientais, treinamentos de funcionários e capacitação de comerciantes para esse novo turismo.

“A importância dessa trilha para a Prefeitura de São Paulo é promover o polo de ecoturismo na região, dar mais visibilidade às áreas protegidas e às Unidades de Conservação, incluindo as APAs, Parques e à Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Tudo isso agregado ao desenvolvimento local com produtores locais, restaurantes, hotéis etc., beneficiando não só os visitantes como também os moradores da região. Queremos criar uma conexão nacional com órgãos e atores de outras trilhas existentes no Brasil, visando a troca de experiências, compartilhamento de metodologias e uma relação bastante orgânica e profícua com a Rede Brasileira de Trilhas”, comentou Anita Martins sobre o novo projeto.

O projeto da Prefeitura vai beneficiar os munícipes da Zona Sul em diversos fatores comerciais, pessoais e profissionais, estimulando o turismo em locais muito bonitos e pouco explorados.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Pesquisa de SP conclui que fenômeno El Niño aumentou infestação do Aedes aegypti no estado

Cientistas mostram que índices de incidência de larvas do...

Câmeras do Smart Sampa ajudam na prisão de foragidos da Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas

Sistema contribuiu ainda para aproximadamente mil prisões em flagrante...

Cuidados indispensáveis para idosos durante a estação mais quente do ano

Atividades físicas em meio a alta temperatura requer cuidados...

Pesquisa de SP conclui que fenômeno El Niño aumentou infestação do Aedes aegypti no estado

Cientistas mostram que índices de incidência de larvas do Aedes aegypti em recipientes descartados ao ar livre crescem sob os efeitos do evento climático Pesquisa...

Câmeras do Smart Sampa ajudam na prisão de foragidos da Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas

Sistema contribuiu ainda para aproximadamente mil prisões em flagrante e a localização de 23 pessoas desaparecidas A central de monitoramento Smart Sampa, o maior e...

Cuidados indispensáveis para idosos durante a estação mais quente do ano

Atividades físicas em meio a alta temperatura requer cuidados básicos e estratégicos para a segurança da terceira idade O Brasil enfrentou várias ondas de calor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui