No menu items!
25.9 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Prefeitura planeja criar trilha de 170 km interligando parques, represas e reservas ambientais pela cidade

Percurso incentivará o Ecoturismo no Extremo Sul da Capital


A Capital Paulista, famosa por ser a ‘Selva de Pedra’, possui 111 parque que, em contraste com o urbano e natural, tem cerca de 24% da área total do município de área verde protegida, preservando cerca de 30% da Mata Atlântica sobrevivente.

Visando estimular o ecoturismo na cidade e integrar comunidades locais, principalmente do Extremo Sul, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), planeja instalar Trilhas que interligarão os parques da cidade, já batizada de ‘Maior Trilha da Cidade’.

O projeto prevê a instalação de cerca de 170km de trilhas entre áreas de conservação ambiental e outras áreas protegidas pela Zona Sul, como parques naturais, represas, reservas particulares e áreas próximas a terras indígenas, incentivando o ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, pouco conhecido e visitado.
Ainda não há data definitiva para início das obras devido à complexidade do tema que demanda estudos ambientais, treinamentos de funcionários e capacitação de comerciantes para esse novo turismo.

“A importância dessa trilha para a Prefeitura de São Paulo é promover o polo de ecoturismo na região, dar mais visibilidade às áreas protegidas e às Unidades de Conservação, incluindo as APAs, Parques e à Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Tudo isso agregado ao desenvolvimento local com produtores locais, restaurantes, hotéis etc., beneficiando não só os visitantes como também os moradores da região. Queremos criar uma conexão nacional com órgãos e atores de outras trilhas existentes no Brasil, visando a troca de experiências, compartilhamento de metodologias e uma relação bastante orgânica e profícua com a Rede Brasileira de Trilhas”, comentou Anita Martins sobre o novo projeto.

O projeto da Prefeitura vai beneficiar os munícipes da Zona Sul em diversos fatores comerciais, pessoais e profissionais, estimulando o turismo em locais muito bonitos e pouco explorados.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse...

Governo paulista anuncia 386 novos leitos em hospitais estaduais da capital e Grande SP

Expansão amplia resiliência na rede e vai desafogar unidades...

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem...

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

Governo paulista anuncia 386 novos leitos em hospitais estaduais da capital e Grande SP

Expansão amplia resiliência na rede e vai desafogar unidades com picos de atendimento por dengue e doenças respiratórias O fortalecimento da assistência aos usuários da...

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem início dia 29 de abril Os contribuintes da cidade de São Paulo em débito com a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui