No menu items!
16.5 C
São Paulo
quarta-feira, 3 setembro, 2025

Prefeitura passa a oferecer vacina conjugada contra meningite como dose de reforço

O objetivo da atualização para crianças com 12 meses é ampliar a proteção contra os sorogrupos da bactéria meningococo

A Prefeitura passou a oferecer a vacina meningocócica conjugada ACWY (MenACWY) como dose de reforço para crianças de 12 meses de idade, desde terça-feira 1°. A imunização será feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário.

Com essa mudança, o esquema primário da vacinação meningocócica passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses de idade, seguida do reforço com a vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Crianças que perderem essa dose de reforço poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Permanece a orientação de uma dose da vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos.

A medida segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento das meningites.

O objetivo da atualização é ampliar a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo, principais causadores das doenças meningocócicas. A nova estratégia considera evidências sobre a eficácia das vacinas disponíveis e busca reduzir ainda mais a incidência das meningites bacterianas.

A vacina pode ser aplicada com outros imunizantes do calendário infantil. As crianças que já receberam a primeira e segunda doses, e a dose de reforço os 3, 5 e 12 meses com a vacina meningocócica C, não precisam receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY, e são consideradas vacinadas. Adolescentes de 11 a 14 anos continuam recebendo a vacina meningocócica ACWY.

Cobertura Vacinal

Em 2025, até o mês de abril, a cobertura da vacina meningocócica C se encontra em 95,65%. No ano de 2024, a cobertura do imunizante foi de 91,57%, e, em 2023, de 89,95%. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal no público infantil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quando o ar ‘pesa’: o que a Cetesb faz no período crítico de estiagem em SP

Fiscalizações, planos industriais, rede de monitoramento, e estados de...

Mulheres na política: comunicação, cotas e o direito à representatividade

Por Caroline Uehara e Ana Lopes A política, desde o...

Cidade de São Paulo apresenta no Congresso de Municípios avanços em descarbonização e economia verde

Destaque ficou por conta do biometano, ônibus elétricos e expansão da cobertura vegetal A capital marcou presença no 67º Congresso Estadual de Municípios como referência...

Quando o ar ‘pesa’: o que a Cetesb faz no período crítico de estiagem em SP

Fiscalizações, planos industriais, rede de monitoramento, e estados de alerta, atenção e emergência compõem a resposta da agência ambiental nos dias mais secos do...

Mulheres na política: comunicação, cotas e o direito à representatividade

Por Caroline Uehara e Ana Lopes A política, desde o seu início, tem sido predominantemente protagonizada por homens. Essa realidade é visível na imagem tradicional...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.