No menu items!
16.7 C
São Paulo
quarta-feira, 15 outubro, 2025

Prefeitura lança sistema que permite descarte de lixo a qualquer hora e ajuda a evitar entupimentos e mau cheiro

Projeto conta com 912 contêineres e moderniza a coleta com caminhões de carga lateral movidos a biometano

A Prefeitura de São Paulo deu início na segunda-feira (6) a um novo sistema de coleta mecanizada de resíduos domiciliares na cidade, com a instalação de 912 contêineres na região da Vila Mariana, na Zona Sul, e o uso de caminhões de carga lateral movidos a biometano — combustível sustentável produzido a partir do próprio lixo dos aterros municipais. O projeto inovador beneficiará mais de 31,7 mil moradores e 15,6 mil domicílios, abrangendo 73,9 quilômetros de vias da região.

O novo sistema traz uma série de vantagens, tanto ambientais quanto de saúde pública. O braço robótico dos caminhões elimina o contato direto dos coletores com os resíduos, reduzindo o risco de acidentes e exposição a doenças. A mecanização da coleta torna o processo mais rápido e eficiente.

“Esses contêineres são mais higiênicos, o lixo fica isolado, sem cheiro, e os caminhões movidos a biometano ajudam a reduzir a poluição. É um avanço bastante significativo para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante o lançamento do sistema

Os contêineres estão distribuídos por toda a região da Vila Mariana, facilitando o descarte de resíduos de forma prática e segura. Segundo o diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto, a população poderá colocar o resíduo dentro desses contêineres sem precisar mantê-lo abrigado em casa à espera da coleta domiciliar. “Podem descartá-lo a qualquer hora do dia, evitando que, no período de chuvas, o material seja arrastado pela água e provoque o entupimento de bueiros”, destacou.

Os contêineres fechados ajudam a evitar mau cheiro, reduzir a presença de pragas e impedir que sacos rasgados espalhem lixo pelas ruas.

O sistema conta com dois caminhões de coleta de carga lateral, operando em dois turnos (diurno e noturno), além de um terceiro veículo reserva e um caminhão específico para a higienização dos contêineres. A coleta será realizada de forma alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras ou às terças, quintas e sábados. A higienização dos contêineres ocorrerá quinzenalmente e a substituição dos equipamentos, feita de acordo com a necessidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde...

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação e buscar atendimento médico adequado A Prefeitura de São Paulo, diante da investigação sobre casos de...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam em 21/10 Estarão abertas, a partir do próximo dia 21 de outubro, as inscrições para a...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde chega aos 35 anos como o maior do mundo no setor público. Foi criado com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.