No menu items!
28.2 C
São Paulo
quinta-feira, 16 outubro, 2025

Prefeitura lança sistema que permite descarte de lixo a qualquer hora e ajuda a evitar entupimentos e mau cheiro

Projeto conta com 912 contêineres e moderniza a coleta com caminhões de carga lateral movidos a biometano

A Prefeitura de São Paulo deu início na segunda-feira (6) a um novo sistema de coleta mecanizada de resíduos domiciliares na cidade, com a instalação de 912 contêineres na região da Vila Mariana, na Zona Sul, e o uso de caminhões de carga lateral movidos a biometano — combustível sustentável produzido a partir do próprio lixo dos aterros municipais. O projeto inovador beneficiará mais de 31,7 mil moradores e 15,6 mil domicílios, abrangendo 73,9 quilômetros de vias da região.

O novo sistema traz uma série de vantagens, tanto ambientais quanto de saúde pública. O braço robótico dos caminhões elimina o contato direto dos coletores com os resíduos, reduzindo o risco de acidentes e exposição a doenças. A mecanização da coleta torna o processo mais rápido e eficiente.

“Esses contêineres são mais higiênicos, o lixo fica isolado, sem cheiro, e os caminhões movidos a biometano ajudam a reduzir a poluição. É um avanço bastante significativo para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante o lançamento do sistema

Os contêineres estão distribuídos por toda a região da Vila Mariana, facilitando o descarte de resíduos de forma prática e segura. Segundo o diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto, a população poderá colocar o resíduo dentro desses contêineres sem precisar mantê-lo abrigado em casa à espera da coleta domiciliar. “Podem descartá-lo a qualquer hora do dia, evitando que, no período de chuvas, o material seja arrastado pela água e provoque o entupimento de bueiros”, destacou.

Os contêineres fechados ajudam a evitar mau cheiro, reduzir a presença de pragas e impedir que sacos rasgados espalhem lixo pelas ruas.

O sistema conta com dois caminhões de coleta de carga lateral, operando em dois turnos (diurno e noturno), além de um terceiro veículo reserva e um caminhão específico para a higienização dos contêineres. A coleta será realizada de forma alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras ou às terças, quintas e sábados. A higienização dos contêineres ocorrerá quinzenalmente e a substituição dos equipamentos, feita de acordo com a necessidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

SP treina cães para auxiliar em apreensões de drogas e celulares em presídios no interior; veja como funciona

Os animais passam por exercícios específicos de faro, simulações...

O elo invisível entre sono e saúde mental

Por Thábita Maganete Neste mês de setembro, em que o...

SP treina cães para auxiliar em apreensões de drogas e celulares em presídios no interior; veja como funciona

Os animais passam por exercícios específicos de faro, simulações de ocorrências e ambientação em diferentes cenários, o que garante preparo para situações reais A Polícia...

O elo invisível entre sono e saúde mental

Por Thábita Maganete Neste mês de setembro, em que o país volta seus olhos para a prevenção do suicídio com a campanha do Setembro Amarelo,...

Programa Mananciais vai plantar miniflorestas nos parques das represas Guarapiranga e Billings

Parque Prainha Pabreu, na Billings, será o primeiro a receber a ação prevista para ser realizada na Zona Sul a partir de novembro O início...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.