No menu items!
21.8 C
São Paulo
terça-feira, 30 dezembro, 2025

Prefeitura lança plataforma on-line do Programa Raízes para o Complexo Paraisópolis

Site vai reunir informações sobre o território, desenvolvimento do projeto e etapas do processo participativo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP Urbanismo, disponibilizou na quarta-feira (27) uma plataforma digital que reúne informações sobre as ações do Programa Raízes no Complexo Paraisópolis. A ferramenta on-line foi criada para ser um canal de comunicação direto com a comunidade, permitindo que os moradores acompanhem de perto o desenvolvimento do projeto. Na plataforma, é possível encontrar detalhes sobre o território, as etapas do processo participativo e os registros das agendas e reuniões já realizadas com a população.

A Prefeitura tem promovido, desde o fim de 2024, a escuta ativa e o diálogo com moradores de diferentes perfis — incluindo crianças, mulheres, jovens, lideranças locais e organizações da sociedade civil — para a construção de propostas que atendam às necessidades reais do Complexo Paraisópolis, formado pelas comunidades de Paraisópolis, Porto Seguro e Jardim Colombo.

Com a sanção da Lei nº 18.175/2024, em julho de 2024, o Complexo Paraisópolis passou a integrar o Programa de Investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL). A nova legislação permite o direcionamento de recursos captados pela operação para moradias populares, obras de infraestrutura urbana e implantação de equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde.

Nesse contexto, a Prefeitura criou um grupo de trabalho intersecretarial, responsável pelo planejamento integrado, definição de diretrizes e monitoramento das ações na região. Em conjunto com lideranças comunitárias, organizações sociais e associações de moradores, esse grupo vai definir um conjunto de intervenções prioritárias nas áreas de habitação, infraestrutura, meio ambiente e equipamentos públicos. O Grupo de Gestão da Operação Urbana Faria Lima, formado por representantes do poder público e da sociedade civil, também tem papel fundamental no aprimoramento das propostas.

O Complexo Paraisópolis concentra cerca de 130 mil moradores — 53% deles mulheres. O local enfrenta falta de infraestrutura, moradias adequadas e acesso a serviços básicos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Final de Ano na Estrada: Segurança e Diversão para a Família Chegar Bem

O final de ano traz a alegria do reencontro...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente...

Final de Ano na Estrada: Segurança e Diversão para a Família Chegar Bem

O final de ano traz a alegria do reencontro familiar e o desafio da logística de viagem. Como médica neonatologista e mãe, sei que...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar da rede municipal A SPTrans, em atendimento à determinação da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.