No menu items!
27.5 C
São Paulo
quarta-feira, 12 junho, 2024

Prefeitura lança licitação para ampliação da malha cicloviária em 158 km

São Paulo já tem 722 km de malha cicloviária, objetivo é chegar a 1.000 km!


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (25) edital de licitação, na modalidade menor preço, para a contratação de empresa de engenharia para elaboração de projetos e instalação de 158 km de estruturas cicloviárias em vias públicas. Os locais destinados para a implantação das novas estruturas cicloviárias estão separados em três lotes, que abrangem 25 Subprefeituras.

As propostas foram apresentadas à população em por meio de consultas e audiências públicas, além de serem apresentadas aos membros da Câmara Temática de Bicicleta (CTB). Para dar prosseguimento, a Prefeitura abriu consulta pública entre os dias 11 e 18 de setembro, com mais de 20 colaborações, analisadas e respondidas pelo corpo técnico da Secretaria e da CET, conforme o assunto.

São Paulo tem, atualmente, 722 km de vias dedicadas às bicicletas, a maior malha cicloviária do País. O Plano de Metas 2021-2024 prevê a criação de 300 novos quilômetros de estruturas cicloviárias. Destes, foram entregues no início de 2023 os primeiros 23 km. Outros 25 km estão em execução por meio de contratos da SMT e 120 km em execução por meio da PPP da Habitação. Com mais 158 que entram em concorrência, a Prefeitura ultrapassará a meta estabelecida.

O valor total estimado para os três lotes é de R$ 371 milhões. As empresas interessadas na licitação devem apresentar montante abaixo do total estimado. As empresas interessadas deverão apresentar suas propostas até o dia 1º de novembro, quando acontece a sessão pública para abertura dos envelopes e apreciação das propostas encaminhadas.

A Prefeitura divulgou sexta-feira (22) o Programa de Manutenção permanente da Malha Cicloviária, que tem como foco prolongar a vida útil das estruturas já implantadas, garantindo a regularidade das características técnicas, estruturais e de sinalização, assegurando conforto e segurança para quem pedala.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia...

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e profissionais, incluindo a gravidez A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune e neurodegenerativa, que afeta...

ARTIGO | Dia Mundial do Meio Ambiente: Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca

A iniciativa Nutrientes para a Vida se une, nesse dia 5 de junho, a milhões de pessoas em todo o mundo para celebrar o...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia global, de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação A USP anunciou um chipset...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui