No menu items!
24.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Prefeitura inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Capital adota ferramenta de alerta sobre vacinação a munícipes por mensagem de texto no celular


O prefeito Ricardo Nunes participou, na manhã do sábado (30), do lançamento da campanha de multivacinação De Olho na Carteirinha 2023, que será realizada até o dia 31 de outubro na capital por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O governador Tarcísio de Freitas também estava no evento, que aconteceu na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal, no Jardim Peri Peri, zona Oeste.

“Estamos aqui para cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Tenho orgulho de sermos a capital da vacina. Nosso sistema vacinal funciona e as pessoas têm a consciência da importância da imunização”, destacou o prefeito.

Neste sábado (7), acontece o ‘Dia D’ de multivacinação, com abertura das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas.

O objetivo é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Durante a campanha, serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De segunda a sexta, a população pode se vacinar nas UBSs e AMAs/UBSs, das 7h às 19h. Estão sendo aplicadas vacinas como Influenza, Covid-19, hepatites, febre amarela e meningite.

Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades. Na busca ativa é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às UBSs para que possam executar ações de busca ativa de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões.

Entre as principais atividades da busca ativa estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui