Além do atendimento médico, odontológico e psicológico, equipamento ainda oferece atendimento de fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia
A Prefeitura de São Paulo entregou no Parque Santo Antônio, na Zona Sul, a 476ª Unidade Básica de Saúde da cidade. A Prefeitura investiu R$ 11 milhões nesta UBS, que atende no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) e tem uma estrutura que privilegia a avaliação global do paciente, o que inclui, por exemplo, o atendimento médico, odontológico e psicológico, criando ainda a oferta de atendimento de fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia.
“Estou muito feliz de poder entregar essa UBS com essa característica, com essa dimensão, com essa qualidade, com a equipe que tem aqui, equipe de estratégias de saúde da família, dentista”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao visitar a nova unidade nesta quarta-feira (30). “Conversei com as pessoas que iniciaram aqui o seu atendimento e todos elogiaram, tanto a qualidade da estrutura como a qualidade dos profissionais do atendimento”, destacou Nunes.
Uma delas foi a costureira Maria José de Oliveira, 58 anos. “Estava ansiosa pela inauguração desta UBS e acompanhei a construção, porque moro ao lado. Antes, precisava ir para muito longe para fazer o tratamento da diabetes e pegar meus medicamentos. Agora, ficou bem mais fácil e todos os profissionais que trabalham aqui são muito atenciosos.”
A unidade também facilitou a vida do motorista particular Antônio de Azevedo, 70 anos. “Moro no Parque Santo Antônio desde 1997 e, como não tinha UBS aqui, precisava me deslocar até o posto da Vila Santa Catarina, onde moravam meus pais. Levava 1h30. Operei o coração no Incor e estou fazendo acompanhamento aqui. A equipe é muito atenciosa: o pessoal da equipe de limpeza, da farmácia, as enfermeiras e os médicos são como uma família para mim. Minha nota é dez.”
O novo equipamento tem sete consultórios, um deles de odontologia, raio-X odontológico, salas de regulação, acolhimento, espera, idoso, saúde da mulher, ginecologia, vacina, medicação, inalação, coleta de exames laboratoriais, sala de agente comunitário de saúde, Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvis), Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg), esterilização, curativo, farmácia, almoxarifados, sanitários incluindo para pessoa com deficiência (PCD), refeitório, tecnologia da informação, enfermagem, auditório, assistência social, recepção, brinquedoteca, gerência e setor administrativo.
Com custeio mensal de mais de R$ 839 mil, a UBS Parque Santo Antônio II tem 93 colaboradores, sendo um gerente, seis médicos da ESF, quatro cirurgiões-dentistas, dois farmacêuticos, um supervisor de enfermagem, seis enfermeiros da ESF, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um profissional de educação física na saúde, um psicólogo, um assistente social, 12 auxiliares de enfermagem da ESF, um técnico em saúde bucal, quatro auxiliares em saúde bucal da ESF, quatro técnicos em farmácia, um supervisor administrativo, quatro orientadores de público, um agente de promoção ambiental, 10 auxiliares administrativos e 30 agentes comunitários de saúde (ACSs).
A UBS Parque Santo Antônio II pertence à Supervisão Técnica de Saúde (STS) M’Boi Mirim e é o 63º equipamento de saúde no território. A região de M’Boi Mirim é coberta em sua totalidade pela ESF, atualmente são 176 equipes de ESF no território. Entre 2017 e 2023 ocorreu um aumento nas equipes de saúde bucal (ESB) passando de 31 para 78 ESB.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]