No menu items!
19.5 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Prefeitura entrega 42 novas ambulâncias para o SAMU e anuncia contratação de 896 novos profissionais para o serviço

Desses veículos, 38 são de suporte básico e quatro de suporte avançado; nova central será no prédio do antigo Detran, na Avenida do Estado


A Prefeitura de São Paulo entregou 42 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e anunciou a contratação de 896 profissionais aprovados em concurso para atuação no serviço, em solenidade na manhã desta quarta-feira (2), na Praça da Sé, região central da capital. Os veículos, doados pelo Ministério da Saúde, serão distribuídos entre todas as regiões da cidade com início de atendimento imediato.

“Esses novos profissionais estão vindo para um time vencedor. Um time que tem um trabalho muito importante para cidade e que tem o reconhecimento. O Datafolha pelo terceiro ano consecutivo reconhece a Saúde da cidade de São Paulo como um dos melhores serviços”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. “Vamos ter uma nova central para o SAMU, que será um prédio muito bem equipado na Avenida do Estado, onde era o antigo Detran, e vamos abrir mais 12 bases além das que a gente já tem”, completou o prefeito.

Atualmente o Samu tem uma frota de 122 ambulâncias e destas 42 serão substituídas pelas que chegaram para renovação. Do total entregue, apenas 24 estavam simbolicamente na cerimônia porque as outras já estão em atividade.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, apontou que o serviço atende cerca de 1.200 chamadas. “Muitas são de pacientes graves e esses profissionais salvam a vida desses pacientes. Em nome da família desses pacientes eu quero agradecer aos funcionários do SAMU por salvar essas vidas na cidade de São Paulo”, disse. “Espero que a gente possa avançar e crescer o atendimento pré-hospitalar e de urgência na cidade de São Paulo”, completou.

Das ambulâncias entregues 38 são de suporte básico e quatro de suporte avançado. As de suporte básico têm na equipe um condutor e dois enfermeiros e as de suporte avançado, um médico, um enfermeiro e um condutor. Os veículos são da marca Mercedes, modelo Sprinter 416 e equipadas com cilindro de oxigênio, maca sobre rodas, prancha e cadeira de rodas.

Novos profissionais
Para aumentar o quadro de funcionários do Samu e possibilitar a expansão e o aprimoramento dos serviços prestados, estão sendo chamados no momento 896 profissionais aprovados em concurso, conforme autorização da prefeitura. Destes, 200 já foram capacitados e estão começando a compor as equipes. Cerca de 100 profissionais são qualificados por semana para atuarem no serviço, até totalizar os 896.

“São muitas ocorrências, muitas demandas e, sem dúvida nenhuma, muitas vidas salvas pelos nossos profissionais”, destacou o diretor-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Alexandre de Resende Silva. “Com isso [as novas contratações] nós estamos quase dobrando o número do nosso efetivo do SAMU”, completou.

Apenas no primeiro semestre deste ano, o Samu atendeu mais de 132 mil ocorrências, sendo os principais atendimentos de pessoas enfermas, problemas respiratórios, inconsciência ou desmaio, convulsões e ataques epilépticos, quedas, problema psiquiátrico, parada cardíaca ou respiratória, dor no peito e acidentes de trânsito.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui