No menu items!
14.3 C
São Paulo
domingo, 6 julho, 2025

Prefeitura e USP firmam parceria com objetivo de descarbonizar a Capital Paulista

Meta é descarbonizar tanto a Cidade Universitária, quanto a cidade de SP


Em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), foi anunciado o novo projeto sustentável “Cidade Universitária e Cidade de São Paulo – Rumo ao Carbono Zero”.

O programa é mediado pelo Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro; o representante da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Luciano Silveira; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnios, juntos a um grupo de Professores do Centro INOVA USP, liderados pelo professor Dr. Marcelo Knörich Zuffo.

A proposta visar criar uma série de ações e programas voltados para melhor aproveitamento das tecnologias, unindo ciência e governança no enfrentamento das recentes mudanças climáticas.

“Estamos em um trabalho de articulação com a USP, visando um termo de cooperação para o projeto. A SECLIMA manterá um gabinete no interior do INOVA USP. E a universidade pretende fazer uma contrapartida para viabilizar o projeto de maneira integrada e eficaz, explicou Pinheiro Pedro.

A SECLIMA não está alinhada somente com a USP, mas também está buscando parcerias com outras universidades para levar a sustentabilidade como prioridade em ações ambientais.

“Tratar sobre mudanças é fundamental para o futuro da cidade e qualidade de vida da população. Por isso, deixamos a infraestrutura do INOVA SP totalmente a disposição da Prefeitura, disse Marcelo Knörich.
Sobre o Inova USP: Trata-se de um espaço localizado na Universidade de São Paulo, no bairro do Butantã, que tem como objetivo agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar, dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação.

O Centro de Inovação da Universidade de São Paulo é composto por laboratórios de pesquisa independentes das unidades universitárias e em suas dependências são realizadas atividades interdisciplinares.

O que é o COMFROTA: O Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas (COMFROTA) determina a mudança energética dos ônibus na cidade e estipula ainda um cronograma de redução de poluentes pelos veículos.

É composto pelas secretarias municipais de Mobilidade e Transportes; Verde e Meio Ambiente; Subprefeituras; Infraestrutura e Obras; Fazenda; Relações Internacionais e Governo Municipal, além de representantes de órgãos, instituições, entidades, empresas, conselhos, associações ou segmentos. Entre eles destacam-se a SPTrans e universidades.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.