No menu items!
18.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Prefeitura e USP firmam parceria com objetivo de descarbonizar a Capital Paulista

Meta é descarbonizar tanto a Cidade Universitária, quanto a cidade de SP


Em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), foi anunciado o novo projeto sustentável “Cidade Universitária e Cidade de São Paulo – Rumo ao Carbono Zero”.

O programa é mediado pelo Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro; o representante da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Luciano Silveira; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnios, juntos a um grupo de Professores do Centro INOVA USP, liderados pelo professor Dr. Marcelo Knörich Zuffo.

A proposta visar criar uma série de ações e programas voltados para melhor aproveitamento das tecnologias, unindo ciência e governança no enfrentamento das recentes mudanças climáticas.

“Estamos em um trabalho de articulação com a USP, visando um termo de cooperação para o projeto. A SECLIMA manterá um gabinete no interior do INOVA USP. E a universidade pretende fazer uma contrapartida para viabilizar o projeto de maneira integrada e eficaz, explicou Pinheiro Pedro.

A SECLIMA não está alinhada somente com a USP, mas também está buscando parcerias com outras universidades para levar a sustentabilidade como prioridade em ações ambientais.

“Tratar sobre mudanças é fundamental para o futuro da cidade e qualidade de vida da população. Por isso, deixamos a infraestrutura do INOVA SP totalmente a disposição da Prefeitura, disse Marcelo Knörich.
Sobre o Inova USP: Trata-se de um espaço localizado na Universidade de São Paulo, no bairro do Butantã, que tem como objetivo agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar, dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação.

O Centro de Inovação da Universidade de São Paulo é composto por laboratórios de pesquisa independentes das unidades universitárias e em suas dependências são realizadas atividades interdisciplinares.

O que é o COMFROTA: O Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas (COMFROTA) determina a mudança energética dos ônibus na cidade e estipula ainda um cronograma de redução de poluentes pelos veículos.

É composto pelas secretarias municipais de Mobilidade e Transportes; Verde e Meio Ambiente; Subprefeituras; Infraestrutura e Obras; Fazenda; Relações Internacionais e Governo Municipal, além de representantes de órgãos, instituições, entidades, empresas, conselhos, associações ou segmentos. Entre eles destacam-se a SPTrans e universidades.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui