No menu items!
23.5 C
São Paulo
sexta-feira, 24 janeiro, 2025

Prefeitura e concessionária da coleta de lixo apresentam frota sustentável que reduzirá emissões de carbono e poluentes

São 27 novas carretas com motor a biometano; veículos atuarão na destinação final dos resíduos coletados nas regiões Norte e Oeste

Em mais uma ação para reduzir a emissão de carbono e poluentes, a Prefeitura de São Paulo e a concessionária Loga estão renovando a frota dos veículos responsáveis pela coleta, transporte, tratamento e destinação correta dos resíduos domiciliares e de saúde. As 27 novas carretas com motores movidos a biometano foram entregues nesta sexta-feira (20), na Praça Charles Miller, no Pacaembu.

“Nós temos hoje aqui um grande avanço. Essas carretas têm capacidade de levar a quantidade de lixo de três caminhões. Então, quando a gente coloca uma carreta dessa, a gente está substituindo 3 caminhões e isso tem um reflexo enorme, tira veículos de circulação e se ganha na questão do trânsito e na emissão de poluentes. Além disso, os veículos não têm emissão de dióxido de carbono, que são gases do efeito estufa”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes, destacando que o gás é extraído dos aterros para o abastecimento das carretas.

A estimativa de redução nas emissões de dióxido de carbono alcançará até 95%, além da diminuição significativa de material particulado (MP) e óxidos de nitrogênio (NOx). Além disso, o uso do gás biometano como combustível, contribui para a redução das emissões de CO2.

Para tornar mais eficiente e sustentável a gestão das cerca de doze mil toneladas diárias de resíduos, coletados em São Paulo, a Loga e a Ecourbis têm investido em veículos movidos a energia mais limpa. As novas carretas têm capacidade de transportar até 66 metros cúbicos de resíduos, reduzindo a quantidade de viagens necessárias e, consequentemente, o impacto no trânsito e no meio ambiente.

Esses veículos representam um avanço significativo para a logística de resíduos na cidade, especialmente considerando os desafios de trânsito e clima que impactam o transporte diário em uma metrópole como São Paulo.

Cada veículo tem a capacidade de transportar o equivalente ao transportado por dois caminhões e meio, o que amplia a eficiência do processo logístico. Hoje a capital já conta com 15 caminhões compactadores movidos a biometano.

Para o próximo ano, a previsão é de que esse número passe a ser de 142 caminhões. As duas concessionárias ainda contam com 21 triciclos e 3 quadriciclos elétricos no atendimento da coleta de resíduos das comunidades. Para o ano de 2025, a previsão é de que esse número chegue a 37 triciclos e cinco quadriciclos movidos à eletricidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda,...

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos coletados em águas profundas ao redor do continente e encontrou microdetritos em quase um terço...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história de uma desilusão amorosa No último domingo (12), a banda cusqueña Ñuturunas lançou seu primeiro vídeo...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui