No menu items!
16.5 C
São Paulo
quinta-feira, 6 novembro, 2025

Prefeitura define regras para uso de película antivandalismo em táxis da capital

Legislação atual estabelece que, para os taxistas utilizarem as faixas e corredores exclusivos de ônibus, o dispositivo de segurança deve ser transparente

Atendendo a uma antiga reivindicação dos taxistas da capital, a Prefeitura de São Paulo estabeleceu as regras para a instalação de películas antivandalismo nos vidros dos táxis da cidade. O dispositivo tem como objetivo aumentar a resistência a impactos, dificultar a quebra e evitar a dispersão de estilhaços, ampliando a segurança. As normas foram publicadas no Diário Oficial da Cidade da segunda-feira (13) e podem ser acessadas clicando aqui.

A Portaria SMT/DTP nº 228/2025 autoriza a instalação de películas de proteção antivandalismo em táxis da capital, desde que sejam atendidos os requisitos da Resolução CONTRAN nº 960/2022. Fica proibido o uso de películas refletivas ou espelhadas.

Os taxistas deverão manter, durante as vistorias periódicas, a nota fiscal e o certificado de conformidade do material instalado, para fins de comprovação da regularidade. Veículos com películas fora do padrão estarão sujeitos a sanções.

Nos corredores de ônibus

A legislação estabelece, ainda, que, para que os taxistas utilizem as faixas e corredores exclusivos de ônibus, a película deve ser transparente. O uso dessas vias por táxis é permitido apenas quando os veículos estiverem transportando passageiros, e películas escuras dificultam a identificação do cumprimento dessa regra pelos agentes de fiscalização.

Transporte de passageiros por aplicativo

O Decreto nº 56.981/16, que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativo, não impede o uso de películas antivandalismo nesses veículos. Assim, os veículos de aplicativo podem utilizar esse dispositivo, desde que cumpram as exigências da Lei Federal nº 13.640/18 (que complementa a Política Nacional de Mobilidade Urbana) e da Resolução CONTRAN nº 960/2022.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias...

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de abastecimento a etanol, considerado mais sustentável, também sobe 2,7% em relação ao ano passado O registro...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção Mais de 18 mil brasileiros perderam a vida por acidente vascular cerebral...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano Diante das mudanças climáticas e da ineficiência na distribuição de água, o Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.