No menu items!
12.2 C
São Paulo
terça-feira, 1 julho, 2025

Prefeitura de São Paulo incrementa frota da GCM com 50 viaturas elétricas para uma cidade mais segura e sustentável

Ação contribui para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e de ruídos

A Prefeitura incrementou a frota de veículos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com 50 viaturas elétricas, modelo JAC E-JS4. Ao entregar a nova frota inovadora, o prefeito Ricardo Nunes reforçou o comprometimento da gestão com a segurança e com as questões do meio ambiente. “Hoje, 74% da emissão do dióxido de carbono que vai para atmosfera na cidade de São Paulo são provenientes dos 7 milhões de carros, de 1,3 milhão de motos, e a gente está fazendo um trabalho muito forte para ampliar as áreas verdes, ampliar as áreas de cobertura vegetal, melhorar a qualidade do ar, substituir os ônibus, caminhões da coleta de lixo para gás biometano e, agora, entregando 50 viaturas elétricas para GCM”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

“São dois ganhos para a cidade: o da segurança com novos equipamentos e um avanço coletivo que é o do meio ambiente. O ar que respiramos e a água que bebemos são universais e precisam ser para todos”, disse o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando.

Os veículos serão alocados no Centro e na Vila Mariana. A iniciativa integra o novo Modelo de Policiamento Específico, com patrulhamento itinerante em pontos estratégicos como o Triângulo SP, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e outros marcos históricos da cidade. A estratégia tem o objetivo de ampliar a sensação de segurança e coibir delitos em praças, terminais de ônibus, bolsões de transporte público e calçadões.

As 50 novas viaturas foram viabilizadas por meio de contrato de locação válido por cinco anos e representam um investimento de R$ 944.750,00 mensais. Além de reduzir a emissão de gases poluentes, os veículos elétricos proporcionam maior economia no consumo energético e operam de forma mais silenciosa, otimizando as atividades da GCM.

Para o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, a ação mostra a preocupação do prefeito Ricardo Nunes com o tema. “As nossas cidades precisam ser adaptadas. O grande vilão é o carbono, são os milhões de veículos que expelem gases venenosos causadores do efeito estufa”, disse.

Além disso, os veículos vão complementar o trabalho dos GCMs. “Entrei nas viaturas e elas estão equipadas com muita tecnologia e, inclusive, câmeras com 360 graus. O guarda vai trabalhar sabendo o que tem do lado esquerdo, do lado direito, na frente e atrás”, apontou o vice-prefeito, Mello Araújo, apontando que a Prefeitura de São Paulo tem a tecnologia como uma das aliadas nas ações de segurança.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da...

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da cirurgia  para imitar famosos Na última semana  adolescentes que seguem Maya Massafera começaram a invadir os ...

Baixas temperaturas, ventos e banhos mais quentes favorecem o ressecamento da pele, o que pode levar a sintomas como coceira, descamação e rachaduras

Especialista em Biomedicina Estética dá dicas para prevenir os males para a pele e os lábios durante a época fria O frio chegou com tudo...

A Chave para o Futuro: Como a Mentalidade de Crescimento Impulsiona a Aprendizagem Contínua

Por Ana Lopes e Gislaine Feitosa Em um mundo em constante transformação, a capacidade de aprender e se adaptar se tornou mais do que uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.