No menu items!
25.2 C
São Paulo
sábado, 27 abril, 2024

Prefeitura de São Paulo executa obras de contenção de risco em toda a cidade

O Município executa obras para a prevenção e contenção em áreas de risco


A Prefeitura de São Paulo está investindo significativamente em ações para tornar a cidade mais segura durante o período de chuvas, especialmente em áreas periféricas. Através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), executou diversas obras de contenção na capital paulista.

As construções garantem a estabilidade das encostas, contenção de margens de córregos e o bom funcionamento das galerias de drenagem. Ao todo, 244 obras receberam o investimento de R$ 2,6 bilhões e estão em andamento.

Destas, 51 estão situadas em áreas de risco mapeadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Essas ações são particularmente críticas em áreas classificadas como de alto ou muito alto risco (R3 e R4), onde a vulnerabilidade das moradias é agravada.

Em estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, é indicado que houve redução na intensidade das enchentes e redução de 66% nos casos de afogamentos nas ruas.

Outra análise feita pela FGV diz que em períodos chuvosos anteriores às realizações das obras de contenção, foram registrados cerca de 1000 ocorrências de alagamentos nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo. Após as obras, nos dois últimos períodos de chuvas, esses casos caíram para 550.

Hoje, a prefeitura conta com o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR), formado por um grupo de trabalho intersecretarial. Elaborado para conduzir de forma unificada o gerenciamento, o monitoramento e intervenções nas áreas de risco no município.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui