No menu items!
22.5 C
São Paulo
segunda-feira, 28 abril, 2025

Prefeitura de São Paulo concede Licença Ambiental para os terminais de ônibus Varginha e Santo Amaro

Termo tem validade de 10 anos e foi concedido à SPE SÃO PAULO SUL, concessionária responsável pela administração dos locais

A Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e sua Coordenação de Licenciamento Ambiental, deferiu o pedido de Licença Ambiental de Operação (LAO) para os Terminais de Ônibus Varginha e Santo Amaro. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

As licenças (LAO) com validade de 10 anos foram concedidas à SPE SÃO PAULO SUL, concessionária responsável pela administração dos terminais, ambos do Bloco Sul, licitados pela SPTrans em 2022.

A Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana publicou no dia 06 de abril de 2022 os extratos dos contratos que formalizaram a concessão da administração e manutenção dos terminais vinculados aos Blocos Sul e Noroeste do Sistema de Transporte Coletivo Urbano da capital.

Na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), a concessão transfere para a iniciativa privada, além da administração e manutenção, a responsabilidade pela conservação, com direito à exploração comercial. Os novos concessionários deverão ainda requalificar os espaços. O prazo da concessão é por 30 anos.

A SPE São Paulo Sul S.A, liderada pela Egypt Engenharia, assumiu os terminais vinculados ao Bloco Sul, com investimentos no valor de R$ 2,2 bilhões (R$ 2.210.440.320,00). O Bloco Sul corresponde aos terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha.

O terminal Santo Amaro, fruto de uma parceria público-privada (PPP) na modalidade de concessão administrativa, passou por avaliação técnica que considerou aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico.

O parecer técnico da SVMA condicionou a emissão da LAO para o Terminal Santo Amaro desde que a SPE São Paulo Sul S.A. cumpra uma série de exigências. Entre as principais exigências, destacam-se a apresentação, em até 90 dias após a emissão da licença: planos de monitoramento, cadastramento arbóreo, resultados da execução dos planos ambientais, plano de controle da Fauna Sinantrópica, Plano de Controle de Manejo Arbóreo e Manutenção de Áreas Verdes, Plano de Controle do Uso Consciente de Água e Energia, e Plano de Comunicação Social e Educação Ambiental.

Já o Terminal de Ônibus Varginha tem a emissão da Licença Ambiental de Operação para o Terminal Varginha condicionada ao cumprimento de uma série de exigências, incluindo a apresentação de diversos planos ambientais e relatórios de acompanhamento.

Com informações de Diário do Transporte


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.