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terça-feira, 2 setembro, 2025

Prefeitura conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro de São Paulo

Documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da cidade e sua relação com as demais políticas públicas municipais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, acaba de finalizar um estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro da cidade.

Batizado como Bonde São Paulo, o projeto tem como missão transformar a mobilidade do centro, oferecendo um meio de transporte moderno, eficiente e sustentável, com capacidade para atender até 134 mil pessoas por dia.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto.

O documento realiza um mapeamento detalhado da região central, identificando os desafios urbanísticos e de mobilidade, a compatibilização do projeto com planos existentes e a avaliação dos impactos na emissão de poluentes, na requalificação de espaços públicos e na valorização imobiliária.

O estudo indica que o VLT tem potencial para transformar o centro de São Paulo, promovendo a requalificação de áreas como a região da Luz e o Triângulo Histórico. Na capital paulista, a reativação dessas áreas é vista como essencial para catalisar as habitações e demais utilizações imobiliárias do centro e consolidar o Bonde São Paulo como um vetor de renovação urbana.

A integração modal do VLT com outros sistemas de transporte é um dos principais benefícios do projeto. Conectando-se ao metrô, ônibus e ciclovias, o novo modal deve reduzir a dependência do transporte individual motorizado, promovendo deslocamentos mais sustentáveis.

O VLT é reconhecido por sua eficiência e baixo impacto em emissões de gases de efeito estufa. Operando com eletricidade, ou hidrogênio, ele pode contribuir para as metas de redução de emissões de carbono e na melhoria da qualidade do ar na capital paulista.

A implantação do VLT também tem impacto econômico relevante. O sistema tende a valorizar imóveis ao longo de sua rota, atrair novos investimentos e dinamizar o comércio local. A interligação de pontos turísticos pelo modal pode impulsionar o turismo no centro de São Paulo, aumentando o fluxo de visitantes e gerando novos postos de trabalho no setor.

Além dos benefícios urbanísticos, ambientais e econômicos, o Bonde São Paulo deve desempenhar um papel essencial na inclusão social. O modal facilitará o acesso de moradores de áreas periféricas ao centro, conectando-se a corredores e terminais de transporte coletivo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

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