No menu items!
14.6 C
São Paulo
quinta-feira, 14 agosto, 2025

Prefeitura capacita 30 mil pessoas em educação digital em 2025

Crimes digitais dispararam nos últimos anos e público 60+ está entre os mais vulneráveis

A Prefeitura de São Paulo já capacitou 30 mil pessoas em educação digital somente em 2025. A ação é parte de uma política pública de combate ao aumento expressivo de golpes online, que cresceram 133% nos últimos três anos no Brasil, segundo o Anuário de Segurança divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Entre os públicos atendidos, os idosos estão entre os mais impactados, já que somente em 2024, o Disque 100 registrou 72 mil casos de crimes virtuais envolvendo pessoas com 60 anos ou mais.

As capacitações são oferecidas pelo Telecentro Livre SP, programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) que promove a inclusão digital por meio de 141 unidades em toda a capital. Entre janeiro e julho de 2025, os Telecentros já somam 911 mil atendimentos e oferecem acesso gratuito à internet, além de cursos sobre cibersegurança, arte digital, marketing e vendas, idiomas, informática básica, entre outros.

Uma das principais frentes do programa tem sido o letramento digital para idosos, justamente por conta da alta incidência de golpes envolvendo essa faixa etária. Um dos exemplos é a unidade EFORT, que oferece atividades voltadas especialmente para o público 60+, com conteúdos sobre segurança na internet. A unidade é administrada em parceria com o Instituto EFORT, Organização da Sociedade Civil responsável pelo espaço. Lá, também são atendidas pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual decorrente da idade.

Inaugurada em 2002, a unidade EFORT foi um dos primeiros Telecentros da cidade e mantém uma média de 913 usuários mensais. Assim como ela, a maioria das unidades do programa oferece cursos com foco no público idoso.

Até o final de 2025, mais quatro Telecentros devem ser inaugurados.

Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que a população, especialmente os mais vulneráveis, esteja preparada para lidar com os desafios do ambiente digital. Em um cenário de crescente digitalização dos serviços públicos e privados, oferecer acesso à informação e formação tecnológica significa promover cidadania, autonomia e proteção.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Apagão no currículo: até quando o cuidado será invisível?

Por Renê Freitas Poucas coisas são tão desvalorizadas na sociedade...

Condomínios de São Paulo têm novas regras de segurança para adaptar garagens a carros elétricos

Norma responde ao avanço da frota elétrica no estado e no Brasil, com vendas que já representam 8% do mercado total de automóveis Com o...

Apagão no currículo: até quando o cuidado será invisível?

Por Renê Freitas Poucas coisas são tão desvalorizadas na sociedade quanto o trabalho de cuidado. Em um mundo que mede valor pelo que está no...

Equipamentos de Saúde da Prefeitura oferecem atendimento para urgências odontológicas

Serviços como UPAs, AMAs, PSs e UBSs contam com equipes preparadas para atender a população gratuitamente Urgências odontológicas são situações que, embora não potencializem o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.