No menu items!
29.4 C
São Paulo
terça-feira, 13 janeiro, 2026

Prefeitura apresenta plano integrado para transformar Paraisópolis com recursos da Operação Urbana Faria Lima

Iniciativa organiza investimentos em infraestrutura, habitação, equipamentos públicos e meio ambiente e será submetida à audiência pública

A Prefeitura de São Paulo apresentou na terça-feira (6) o plano estruturante voltado à transformação urbana, social e ambiental do Complexo Paraisópolis, na Zona Sul. A iniciativa reúne ações integradas de infraestrutura, habitação, equipamentos públicos e meio ambiente e representa uma nova etapa da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL), que passa, pela primeira vez, a direcionar recursos para intervenções estruturais em uma das maiores comunidades da cidade.

O programa será encaminhado para consulta pública, etapa fundamental para garantir transparência, escuta da população e participação social na consolidação do projeto.

A proposta é resultado da ampliação do perímetro da Operação Urbana Faria Lima, prevista na Lei Municipal nº 18.175/2024, que autorizou a aplicação de recursos também no Complexo Paraisópolis — formado por Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro. Em agosto, a Prefeitura arrecadou R$ 1,6 bilhão em leilão de CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), montante que será destinado às intervenções previstas no programa.

“Estamos falando de uma ação estruturante, integrada e de longo prazo. Paraisópolis enfrenta desafios históricos relacionados à densidade, à mobilidade, à temperatura e à infraestrutura urbana. O plano organiza respostas concretas para essas questões, com urbanização, habitação de qualidade, ampliação de áreas verdes e novos equipamentos públicos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante a apresentação do projeto.

O projeto estrutura suas ações em três eixos complementares, concebidos para atuar de forma articulada no território. “O programa não é um conjunto de ações pontuais, mas uma estratégia integrada de transformação urbana, que busca reduzir desigualdades históricas, melhorar a qualidade de vida da população e integrar Paraisópolis de forma sustentável ao restante da cidade”, destacou o prefeito.

A Prefeitura de São Paulo tem promovido, desde o fim de 2024, a escuta ativa e o diálogo com moradores de diferentes perfis — incluindo crianças, mulheres, jovens, lideranças locais e organizações da sociedade civil — para a construção de propostas que atendam às necessidades reais do Complexo Paraisópolis, formado pelas comunidades de Paraisópolis, Porto Seguro e Jardim Colombo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quando o refrigerante é mais barato que a laranja: o reflexo na saúde das nossas crianças

A obesidade infantil cresce no Brasil em ritmo preocupante....

Prefeitura inicia obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim

As interdições entre a Avenida dos Funcionários Públicos e...

Programa Mãe Paulistana 2026 amplia itens de enxoval distribuídos às gestantes atendidas pela Prefeitura

Bolsa é entregue com 24 produtos para o bebê como banheira, escova, pente, tesoura, cortador de unha e roupas Gestantes que realizam o pré-natal nas...

Quando o refrigerante é mais barato que a laranja: o reflexo na saúde das nossas crianças

A obesidade infantil cresce no Brasil em ritmo preocupante. A OMS e a SBP alertam: nossas crianças estão se movendo menos, dormindo pior e...

Prefeitura inicia obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim

As interdições entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a Rua das Margaridas Amarelas, começaram na segunda-feira (5) A Prefeitura de São Paulo iniciou, no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.