Primeira série do projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento leva circo e teatro a equipamentos culturais municipais
A Prefeitura de São Paulo inicia entre os dias 14 e 17 de agosto a primeira série de apresentações do projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento. A programação, totalmente gratuita, vai levar espetáculos circenses e teatrais para públicos de todas as idades em equipamentos culturais distribuídos pelas regiões Central, Leste e Sul da capital.
A abertura, na quinta-feira (14), fica por conta da Cia Terrível, com “Inutensílio”, espetáculo que mistura acrobacias, malabarismo e palhaçaria. Na sexta (15), o público poderá assistir “Carlos Filipe em Apuros”, um número circense para toda a família, e “O Tambor Africano”, da Cia Urbana de Teatro, que narra de forma lúdica a tradição oral africana preservada pelos Griots. No domingo (17), Jorge Zeta apresenta “Viktor e Brutus”, história de um showman que tenta adestrar uma arara rebelde.
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Instituto Poiesis, o Fluxo SP abriu inscrições em junho e recebeu mais de 2.800 propostas para as cerca de 700 apresentações previstas até o final de 2025, ocupando Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros municipais. O projeto pretende fortalecer a presença da arte no cotidiano, democratizando o acesso à cultura e estimulando a circulação de artistas e coletivos por toda a cidade.
O volume de inscrições artísticas foi expressivo – houve mais de 2.800 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.
Programação na Zona Sul:
Inutensílio, com Cia Terrível
Quinta, 14/8, às 13h30
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)
INUTENSÍLIO é um espetáculo circense da Cia Terrível que mistura acrobacias, malabarismo e palhaçaria em uma celebração lúdica e criativa. Arguta e Vanilla, duas palhaças malabaristas, resgatam brincadeiras de infância, transformando objetos comuns em ferramentas de imaginação. O espetáculo coloca o protagonismo feminino no centro do picadeiro, revelando a beleza dos inutensílios e o poder da arte em sua forma despretensiosa. Brincar é “inútil”, e é justamente isso que torna a brincadeira indispensável.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]