No menu items!
15.6 C
São Paulo
terça-feira, 25 novembro, 2025

Prefeito Ricardo Nunes aumenta em 50% o número de cooperativas habilitadas para reciclagem

Com a oficialização de dez novas unidades, o município passa a contar com 30 unidades destinadas a essa atividade


A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (13) a ampliação em 50% do número de cooperativas habilitadas para fazer a reciclagem de resíduos na cidade. O prefeito Ricardo Nunes participou da assinatura dos contratos com as cooperativas de reciclagem habilitadas nesta segunda-feira (13), na Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, no Jardim Sabará, Zona Sul. Agora, a cidade conta com 30 unidades habilitadas para esse fim.

O objetivo da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é apoiar e dar estrutura para essas entidades e seus trabalhadores.

“As cooperativas de reciclagem são uma grande oportunidade da geração de empregos e para cuidar do meio ambiente. Tínhamos 20 cooperativas e agora passamos para 30 habilitadas. Um aumento de 50%. São Paulo vai se tornar referência para o Brasil e para o mundo”, enfatizou o prefeito Ricardo Nunes.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município (SP Regula), responsável pela distribuição da coleta seletiva para a separação dos resíduos pelas cooperativas habilitadas, atuou em parceria na ampliação do projeto.

A partir de agora, as entidades habilitadas receberão, durante 24 meses, apoio técnico, disponibilização de resíduos recicláveis que contribuirão para a geração de renda dos cooperados, além da possibilidade de suporte financeiro para despesas como aquisição de equipamentos de proteção individual – EPIs, contas de água, luz e aluguel.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, as cooperativas têm dois papéis fundamentais na cidade: ajudar nos temas ambientais e, principalmente, proporcionar renda para a população.

“Isso significa também formalização, condições dignas de trabalho decente. E é isso que está sendo feito, a pedido do prefeito Ricardo Nunes”, afirmou a secretária.

Durante o evento também foi realizada a entrega de certificados às 30 iniciativas incubadas (em formação) selecionadas pelo SP Coopera, Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo. Essas organizações de coleta e reciclagem receberão, durante seis meses, capacitação e qualificação profissional com enfoque em gestão cooperativista e empresarial, suporte com formalização e apoio com consultoria.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou em 91 A participação de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros mais que dobrou desde os anos...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção de biometano na rede A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)...

Programa de aceleração de negócios de moda sustentável abre inscrições para edição 2026

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo apoia micro e pequenos negócios com investimento de R$ 30 mil e capacitações Empreendedores de moda sustentável da cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.