No menu items!
15.5 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população

Pela primeira vez desde o início da série histórica da Pesquisa Origem e Destino do Metrô, realizada desde 1967, houve uma queda no total de deslocamentos diários feitos pela população da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana (RMSP). O resultado faz parte de um novo Informe Urbano da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), que apresenta uma análise preliminar dos dados da edição 2023 da pesquisa.

A Pesquisa OD, levantamento realizado pelo Metrô de São Paulo, investiga os padrões de mobilidade, meios de transporte utilizados, motivos e tempos de deslocamento diário da população. Tradicionalmente decenal (a cada dez anos), a pesquisa de 2023 foi antecipada devido aos profundos impactos da pandemia de Covid-19 na dinâmica urbana global.

Os dados são claros: o total de deslocamentos diários na Região Metropolitana diminuiu de 43,2 milhões em 2017 para 39,2 milhões em 2023, uma redução de 9,3%. No município de São Paulo, essa queda foi ainda mais acentuada, passando de 29,8 milhões para 24 milhões de deslocamentos entre 2017 e 2023, o que representa um recuo de 19,3%.

A análise preliminar sugere que diversos fatores contribuíram para essa mudança de comportamento. Entre as razões apontadas, destacam-se o aumento do teletrabalho e do ensino à distância, a expansão do comércio eletrônico e dos serviços de entrega, mudanças demográficas como o envelhecimento populacional e a redução do tamanho das famílias, e até mesmo a crise econômica, que pode ter levado à redução do poder de compra e do consumo.

Dos 96 distritos paulistanos, apenas sete não registraram redução no número de viagens em 2023. Enquanto distritos historicamente movimentados como Sé e Santo Amaro viram suas viagens geradas despencarem em mais de 30% em comparação com 2017, o distrito de Anhanguera se destacou com um aumento de 30% no mesmo período, indicando novas dinâmicas de uso do território.

Grandes centros de atividades continuam a atrair um volume desproporcional de viagens. Distritos como Sé, Barra Funda, Bela Vista, Itaim Bibi, Consolação, Brás, Pinheiros, Pari, República, Santo Amaro e Jardim Paulista receberam, no mínimo, três vezes mais viagens do que o total de seus residentes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Acidez dos oceanos ultrapassa limite de equilíbrio planetário

Pesquisa foi feita pelo Laboratório Marinho de Plymouth do Reino Unido A acidificação dos oceanos, um fenômeno causado pelo excesso de absorção de gás carbônico...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.