No menu items!
25.8 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

PM cria central de gerenciamento de ocorrências ambientais em São Paulo

Serviço conta com tecnologia para auxiliar no monitoramento com imagens e informações, aumentando a resposta aos atendimentos de emergências ambientais

A Polícia Militar instalou uma central de monitoramento exclusiva para o atendimento e gerenciamento de ocorrências ambientais. O serviço, que passou a funcionar no Centro de Operações da PM (Copom) no Bom Retiro, em São Paulo, atende 24 horas os chamados da capital e da região metropolitana. Na terça-feira (8), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, visitou as instalações ao lado da secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Uma das principais inovações do Copom Ambiental é a integração com uma rede de dados que permite o recebimento e transmissão em tempo real de imagens e informações. A infraestrutura conta com o sistema Olho de Águia da PM para visualização ao vivo de imagens capturadas por câmeras em helicópteros e motocicletas durante ocorrências na região metropolitana. Essa modernização aumenta a eficiência e a resposta às emergências ambientais.

“É uma forma de tornar mais eficiente o trabalho da Polícia Militar Ambiental com essa central dedicada para receber denúncias de crimes ambientais e outras emergências”, afirmou Guilherme Derrite. “É nosso compromisso com a sociedade para fiscalizar e dar uma resposta mais ágil.”

Outros sistemas de gravação de áudio e monitoramento das chamadas permitem controle das ocorrências atreladas aos serviços da corporação, como policiamento e fiscalização ambiental.

A secretária Natália Resende destacou a estruturação como um compromisso do Governo de SP em garantir a proteção do meio ambiente. “A integração de dados e imagens em tempo real é um salto qualitativo na gestão ambiental”, afirmou.

A nova estrutura conta com dez policiais militares treinados para cada tipo de ocorrência.

“Com o Copom Ambiental, a PM Ambiental passa a contar com uma infraestrutura moderna, que potencializa nossas ações de fiscalização e preservação do meio ambiente”, disse o coronel Leandro Carlos Navarro, comandante da PM Ambiental.

Entre janeiro e agosto deste ano, a especializada já resgatou 36,7 mil animais, apreendeu 36 mil armas ilegais e autuou 10,6 mil infratores.

Os policiais também reforçaram o combate a incêndios na Operação SP Sem Fogo, atendendo 2,4 mil ocorrências.

O coronel Navarro explicou que a PM Ambiental é responsável por prezar pelo ambiente, garantindo um futuro melhor para as gerações futuras.

Nos primeiros oito meses do ano, a especializada realizou 1,8 mil fiscalizações em comércios de madeira ilegal, 3,5 mil ações em áreas rurais e atendeu 8,7 mil denúncias.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035 Um dos grandes entraves para a eliminação da malária é a falta de...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.