No menu items!
17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 16 julho, 2025

Pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris, alertam especialistas

Empresa que compra leitura de íris não deixa claro como dado será utilizado

É por uma portinha na região central da cidade que as pessoas vão chegando uma a uma, com celulares em mãos. Elas baixaram um aplicativo em casa, agendaram horário e estão esperando a vez de ter a íris escaneada em troca de criptomoedas. Na fila, a maioria das pessoas não sabe dizer para que serve isso. A maioria está ali por causa do dinheiro.

O casal Jurema Peres Panzetti, 72 anos, e José Virgílio, 73 anos, esteve neste endereço na manhã de sexta-feira (17). “A gente viu o anúncio para coletar a íris. Eles pagam em torno de 45 worldcoins”, contaram. “E liberam 20 moedas (worldcoin) para resgatar em até 48 horas e o restante, parcelado durante um ano”, explicou o marido.

“Não sabemos ainda como essas informações serão utilizadas quando associadas em conjunto com algoritmos avançados, além da inteligência artificial (IA), podendo ser aberta uma porta para abusos, crimes e irregularidades”, alerta Karen Borges, gerente Adjunta da Assessoria Jurídica do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

Pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a íris é considerada um dado biométrico ou um dado pessoal sensível. E, por isso, para trabalhar com esses dados, é necessário consentimento, como a empresa tem feito por meio do aplicativo. No entanto, esclareceu Paschoalini, esse consentimento precisa ser qualificado.

Preocupada com os possíveis riscos, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública instaurou um processo de fiscalização para “investigar o tratamento de dados biométricos de usuários no contexto do projeto World ID”.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Solidão entre idosos se torna alerta de saúde pública, apontam estudos

Pesquisas brasileiras revelam que uma parcela considerável dos idosos...

SP lança programa de avistamento da fauna silvestre

Atividade começa no Parque Ecológico do Tietê e será...

Prefeitura inicia distribuição de mais de 368 mil cestas básicas para famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias

Unidades são compostas por alimentos não perecíveis e as entregas são feitas diretamente na escola do aluno A Prefeitura iniciou na quinta-feira (10) a distribuição...

Solidão entre idosos se torna alerta de saúde pública, apontam estudos

Pesquisas brasileiras revelam que uma parcela considerável dos idosos sente-se sozinha O sentimento de solidão, frequentemente subestimado, tem ganhado destaque como um problema de saúde...

SP lança programa de avistamento da fauna silvestre

Atividade começa no Parque Ecológico do Tietê e será expandida para outros oito parques urbanos da capital e região metropolitana A Secretaria de Meio Ambiente,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.