No menu items!
12.6 C
São Paulo
sexta-feira, 4 julho, 2025

Pesquisas mostram mudanças causadas pela pandemia no trânsito da cidade de SP

Uma pesquisa da plataforma Smart Driving Labs, apontou dados peculiares: em abril de 2020, o tráfego foi reduzido a 75% nos horários de pico, pela manhã e tarde; as pessoas passaram a usar seus veículos para trajetos curtos, perto de casa; no “lockdown paulistano” não foi registrado congestionamento


A pandemia mudou a vida de toda a população. E não só da população, mas de muitas áreas da cidade de São Paulo, como a mobilidade.

Quem trabalhava fora, passou a trabalhar em casa. Quem pegava ônibus lotado, começou a desfrutar dos ônibus vazios.

Outros, com medo da contaminação mesmo no transporte coletivo mais vazio, passaram a investir no transporte por aplicativo.

Uma pesquisa da plataforma Smart Driving Labs, apontou dados peculiares: em abril de 2020, o tráfego foi reduzido a 75% nos horários de pico, pela manhã e tarde; as pessoas passaram a usar seus veículos para trajetos curtos, perto de casa; no “lockdown paulistano” não foi registrado congestionamento.

A pesquisa analisou dados de viagens dos seus carros conectados com dados sobre a Covid-19 divulgados pelo Governo Federal e pela Organização Mundial da Saúde, entre janeiro de 2020 a março de 2021.

Um outro estudo, este da SPTrans, e que trata do pós-pandemia no transporte coletivo, revelou que as mulheres são maioria de passageiros nos ônibus da capital paulista.

A “Pesquisa de Hábitos e Intenções de Uso no Pós-Pandemia” mostra quem mais utiliza os ônibus na cidade são mulheres (57%), negras, jovens, com ensino médio completo, trabalham no comércio e tem renda familiar mensal de R$ 2.400, sendo da classe C.

“O que percebemos é que a grande maioria não possui carro nem motocicleta e dos que possuem, a maioria são homens. O mais importante é que os que não possuem, não pretendem comprar após a pandemia. Isso demonstra que, embora neste momento de calamidade, há uma migração dos homens para o carro/moto e uma pequena migração entre mulheres para andar a pé ou de aplicativo, a intenção é permanecer no transporte público e que o transporte público continua sendo utilizado especialmente por mulheres. Por isso, nosso olhar, e nossas políticas, têm que continuar sendo ainda mais efetivas para esse público”, aponta Luciana Durand, coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Programa Mananciais promove ação de educação ambiental para crianças na Zona Sul

Projeto das Miniflorestas será desenvolvido nas áreas das represas...

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer...

Manutenção automotiva: principais cuidados para uma viagem segura

Por Marcelo Martini Com a chegada das férias escolares e...

Programa Mananciais promove ação de educação ambiental para crianças na Zona Sul

Projeto das Miniflorestas será desenvolvido nas áreas das represas Billings e Guarapiranga As áreas das represas Billings e Guarapiranga, na Zona Sul da capital, sediarão...

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer políticas de inclusão educacional e de jovens e adultos Dados apresentados no Censo Escolar 2024, divulgado...

Manutenção automotiva: principais cuidados para uma viagem segura

Por Marcelo Martini Com a chegada das férias escolares e até mesmo de feriados prolongados, muitos brasileiros começam a planejar suas viagens de carro. Com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.