No menu items!
21.7 C
São Paulo
terça-feira, 30 dezembro, 2025

Pesquisas mostram mudanças causadas pela pandemia no trânsito da cidade de SP

Uma pesquisa da plataforma Smart Driving Labs, apontou dados peculiares: em abril de 2020, o tráfego foi reduzido a 75% nos horários de pico, pela manhã e tarde; as pessoas passaram a usar seus veículos para trajetos curtos, perto de casa; no “lockdown paulistano” não foi registrado congestionamento


A pandemia mudou a vida de toda a população. E não só da população, mas de muitas áreas da cidade de São Paulo, como a mobilidade.

Quem trabalhava fora, passou a trabalhar em casa. Quem pegava ônibus lotado, começou a desfrutar dos ônibus vazios.

Outros, com medo da contaminação mesmo no transporte coletivo mais vazio, passaram a investir no transporte por aplicativo.

Uma pesquisa da plataforma Smart Driving Labs, apontou dados peculiares: em abril de 2020, o tráfego foi reduzido a 75% nos horários de pico, pela manhã e tarde; as pessoas passaram a usar seus veículos para trajetos curtos, perto de casa; no “lockdown paulistano” não foi registrado congestionamento.

A pesquisa analisou dados de viagens dos seus carros conectados com dados sobre a Covid-19 divulgados pelo Governo Federal e pela Organização Mundial da Saúde, entre janeiro de 2020 a março de 2021.

Um outro estudo, este da SPTrans, e que trata do pós-pandemia no transporte coletivo, revelou que as mulheres são maioria de passageiros nos ônibus da capital paulista.

A “Pesquisa de Hábitos e Intenções de Uso no Pós-Pandemia” mostra quem mais utiliza os ônibus na cidade são mulheres (57%), negras, jovens, com ensino médio completo, trabalham no comércio e tem renda familiar mensal de R$ 2.400, sendo da classe C.

“O que percebemos é que a grande maioria não possui carro nem motocicleta e dos que possuem, a maioria são homens. O mais importante é que os que não possuem, não pretendem comprar após a pandemia. Isso demonstra que, embora neste momento de calamidade, há uma migração dos homens para o carro/moto e uma pequena migração entre mulheres para andar a pé ou de aplicativo, a intenção é permanecer no transporte público e que o transporte público continua sendo utilizado especialmente por mulheres. Por isso, nosso olhar, e nossas políticas, têm que continuar sendo ainda mais efetivas para esse público”, aponta Luciana Durand, coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar da rede municipal A SPTrans, em atendimento à determinação da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período Fim de ano é tempo de festas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.